Norte não quer imagem de região mais rica do Estado



Os problemas de infra-estrutura foram novamente apontados como os principais a serem enfrentados na macrorregião norte do Estado para o combate às disparidades locais. A necessidade de rodovias para o escoamento da produção e a atração de novos investimentos foi abordada na reunião realizada hoje pela manhã na cidade de Erechim através do Fórum Democrático que está debatendo as desigualdades regionais do Rio Grande do Sul.

Estradas e aeroporto. Assim resume o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da região Norte, Júlio Cezar Brondani, como demandas latentes da região. Segundo ele, essa necessidade está atrapalhando as oportunidades de desenvolvimento do norte do Estado, afastando o crescimento das empresas locais e consequentemente o incremento do Produto Interno Bruto regional. “Hoje nós somos ilhados por via aeroportuária e rodoviária”, analisa, acrescentando a necessidade de uma agilidade por parte de toda a sociedade e do governo dessas questões. Brondani avalia também que um dos desafios a serem vencidos pela região é a busca de uma igualdade de oportunidades em relação a todo o Estado e a quebra da consideração de que o norte é a parte rica do Rio Grande do Sul. “Se nós parecemos estar em uma situação melhor, não é pelo tamanho do nosso PIB, mas sim pela atitude de querer fazer mais e melhor que a comunidade da região tem”, conclui.

O deputado Iradir Pietroski (PTB) afirma que, ao contrário do mito que se desenvolve no Rio Grande do Sul, a região norte é muito pobre, abrigando municípios com a menor renda per capita do Estado. “Nós já estamos no novo milênio, não se comporta mais haver municípios sem asfalto, porque o asfalto é o progresso, é a economia e faz com que a agroindústria se desenvolva”, analisou o líder do Partido Trabalhista Brasileiro. Ele salienta que o governo deve se preocupar mais no desenvolvimento de setores como transportes, tecnologia, pesquisa, energia elétrica e telefonia.

O deputado Ivar Pavan (PT), líder do governo na Assembléia Legislativa, ressaltou que o aeroporto regional, que estava há 20 anos parado, está pronto para ser reinagurado. No setor rodoviário, ele informou que a RST 480, que é um grande pólo rodoviário que liga a região norte a Santa Catarina, deverá ser concluída ainda neste governo. Também falou sobre o trecho que liga Erechim a Aratiba, que já foi concluído e outro pólo rodoviário que liga Erechim a Lagoa Vermelha via Sananduva, que está em fase de conclusão. Pavan lembrou que a demanda de infra-estrutura no norte está reprimida há muitos anos, e agora os recursos orçamentários são insuficientes para atender todas as necessidades da região.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano da Secretaria de Coordenação e Planejamento, Tarson Nuñez, destacou que o governo do Estado vem apoiando as atividades econômicas nas regiões menos desenvolvidas com programas de apoio à agricultura familiar, que é a base do desenvolvimento de muitas regiões. Ele também falou sobre programas da Secretaria de Desenvolvimento na área de extensão empresarial e de apoio às pequenas e médias empresas e lembrou que o simples desenvolvimento do Produto Interno Bruto não significa o crescimento econômico de uma região.

O professor Pedro Bandeira, doutor em economia, professor de graduação e coordenador do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, falou sobre as condicionantes nacionais e internacionais do desenvolvimento regional. O secretário do Corede Norte, Luiz Mário Spinelli, e o prefeito de Campinas do Sul, Carlos Alberto Corbellini, apresentaram o painel Desafios Locais e Regionais do Desenvolvimento. Também participaram da audiência o deputado João Luiz Vargas (PDT), relator da Subcomissão das Desigualdades Regionais; e os deputados Berfran Rosado (PPS) e Jussara Cony (PCdoB).


11/30/2001


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