Nota oficial da Comissão de Relações Exteriores sobre tragédia no Haiti



A

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) manifesta sua profunda consternação e oferece sua solidariedade ao povo do Haiti, vítima de um terremoto que causou um número ainda não determinado de mortos e feridos, incluindo brasileiros e estrangeiros que colaboram com a reconstrução do país. Neste rol, lamenta o óbito da doutora Zilda Arns, tia do Senador Flávio Arns, médica pediatra e sanitarista, fundadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, autora de importante obra social e que se encontrava no país caribenho para repassar a experiência desenvolvida no Brasil em apoio a comunidades carentes. Ao mesmo tempo, lastima a morte de 11 militares brasileiros que integravam a Força de Paz da Organização das Nações Unidas (MINUSTAH), liderada por nosso país. São perdas irreparáveis e prestamos nossa solidariedade às famílias atingidas.

A CRE também manifesta seu apoio às iniciativas céleres do Governo Federal do Brasil no sentido de minorar o sofrimento do povo haitiano, que incluem a liberação de recursos financeiros e aviões de transporte da Força Aérea Brasileira.

Recentemente, uma comitiva de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional esteve na nação caribenha, onde pode testemunhar o bom trabalho da MINUSTAH. Nessa viagem de inspeção constatou o alto grau de confiança que a população local deposita no Batalhão Brasileiro (BRABAT), que, além de garantir a segurança e tranqüilidade, trabalha na reconstrução da infraestrutura de Porto Príncipe por meio de uma Companhia de Engenharia.

A Comissão também acompanhou o excelente trabalho desenvolvido pela Embaixada e por organizações não-governamentais brasileiras no sentido de minorar a violência urbana e no desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis junto a comunidades carentes. Nesse ponto, manifesta seu apoio aos integrantes da entidades civis e governamentais que atuam no Haiti.

Senador Eduardo Azeredo

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado



13/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Liderança do PSDB manifesta, em nota, pesar pela tragédia no Haiti

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DELIBERA SOBRE PROTOCOLOS INTERNACIONAIS

Comissão de Relações Exteriores quer informações do Itamaraty sobre imunidade parlamentar

Comissão de Relações Exteriores ouve Celso Amorim sobre crise em Honduras

Ministro Luiz Alberto Figueiredo fala sobre política externa na Comissão de Relações Exteriores

Começa reunião da Comissão de Relações Exteriores