Nova entidade da ONU começa a atuar para garantir direitos das mulheres



A ONU Mulheres ou Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres já iniciou suas atividades. A organização consolida e expande as ações da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere à igualdade de gênero. Suas atividades serão voltadas ao progresso no cumprimento dos direitos das mulheres em todo o mundo. 

A entidade é resultado de anos de negociações entre Estados-membros e movimentos de defesa das mulheres no mundo. O novo órgão foi aprovado em julho do último ano pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de acelerar o processo de empoderamento e autonomia das mulheres e reforçar o poder da entidade em uma discussão global. A ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, é a diretora-executiva da entidade. 

O organismo unifica o trabalho desenvolvido pelas quatro instâncias das Nações Unidas cuja atuação se concentrava na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres: o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o Escritório de Assessoria Especial em Questões de Gênero (Osagi), a Divisão para o Avanço das Mulheres (DAW) e o Instituto Internacional de Pesquisas e Capacitação para a Promoção da Mulher (Instraw). 

Acesse o site da ONU Mulheres. 

 

Fonte:
Observatório Brasil da Igualdade de Gênero



12/01/2011 19:47


Artigos Relacionados


Entidade denuncia projetos de lei contrários aos direitos das mulheres

Especialistas debatem políticas para garantir direitos das mulheres nas prisões

Ministério seleciona entidade para atuar na cultura da macaúba

Começa reunião para instalar Subcomissão dos Direitos das Mulheres

Maior participação política das mulheres pode garantir igualdade de direitos, diz Michelle Bachelet

Doação a entidade que ampara jovens de 15 a 29 anos pode passar a garantir desconto no Imposto de Renda