Nova estatal vai suprir falta de funcionários em hospitais universitários federais



O governo federal criou uma nova empresa estatal para resolver a falta de funcionários em hospitais universitários. Existem cerca de 46 deles no País, vinculados a 32 universidades federais e, por isso, a entidade estará vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Segundo o ministério, os hospitais têm atualmente 70 mil servidores e 22 mil destes profissionais são terceirizados, prática considerada ilegal pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) também ficará encarregada da execução de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde. De acordo com a MP 520/2010, que criou a entidade, a estatal terá como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar e laboratorial à comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em discurso durante a cerimônia de posse, a presidenta Dilma Rousseff afirmou querer ser a pessoa que irá consolidar o SUS, “tornando-o um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo”. Dilma destacou ainda que vai acompanhar pessoalmente o desenvolvimento do setor. 

A MP 520 foi uma das últimas medidas provisórias assinadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto foi publicado no sábado (1), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). 

O texto afirma que a EBSERH “terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar e laboratorial à comunidade, assim como a prestação, às instituições federais de ensino ou instituições congêneres, de serviços de apoio ao ensino e à pesquisa, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública”.  

A sede será em Brasília e terá filiais nos estados e subsidiárias de âmbito regional, mas a MP não especifica quantas. A MP tem vigência imediata por seis meses e pode ser renovada, mas ainda precisa ser votada pelo Congresso para ser efetivada. 

Os funcionários da nova estatal serão contratados por meio de concurso e regidos pela CLT. Foi autorizada a contratação temporária de servidores em processos de seleção simplificados. 

A EBSERH dará apoio financeiro ao ensino e às pesquisas universitárias voltadas para a área de saúde. Será uma sociedade anônima de direito privado e patrimônio próprio. O capital social será integralizado com verbas do Orçamento da União e bens e imóveis públicos. A principal receita virá de contratos de prestação de serviço que firmará com as universidades. 

Fonte:
Portal Brasil
Agência Brasil



05/01/2011 19:59


Artigos Relacionados


Botelho elogia proposta de criar estatal para administrar hospitais federais

Hospitais universitários federais têm regras de gestão definidas

Profissionais de hospitais universitários federais passarão por capacitação

Hospitais universitários federais recebem R$ 250 milhões para reestruturação

Saúde libera R$ 100 milhões para hospitais federais universitários do País

Hospitais universitários federais vão ganhar núcleos especializados para atuação em desastres