Botelho elogia proposta de criar estatal para administrar hospitais federais
Os ministérios da Saúde e do Planejamento deverão enviar nos próximos dias ao Congresso projeto criando uma fundação estatal para administrar hospitais federais. O senador Augusto Botelho (PT-RR), que da tribuna do Plenário leu editorial da edição desta quinta-feira (14) do jornal O Globo defendendo a iniciativa, opinou que a idéia poderá ser interessante se o governo conseguir fazer com que os hospitais públicos funcionem como entidades como o Instituto do Coração (InCor) e os estabelecimentos da Rede Sarah.
- Ainda não discuti essa proposta com os companheiros [da área] de saúde de Roraima, nem com os médicos. Vou conversar com eles para firmar uma posição, mas, de início, acho que essa idéia pode ser uma luz no fim do túnel. Conheço as dificuldades do hospital. Até para trocar uma lâmpada queimada é complicado. Se a gestão for profissionalizada, creio que melhorará o atendimento de saúde - afirmou Augusto Botelho.
Segundo O Globo, uma das alterações do novo modelo seria a mudança do regime de contratação dos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Eles passariam a ser admitidos por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e poderiam ser cobrados e remunerados de acordo com seu desempenho profissional.
Outra alteração do novo sistema seria a instituição de metas qualitativas e quantitativas para os hospitais atingirem. Eles seriam remunerados em função do cumprimento ou não do que foi combinado previamente. De acordo com o jornal, o governo do estado do Rio de Janeiro apóia a iniciativa do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
14/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nova estatal vai suprir falta de funcionários em hospitais universitários federais
Alvaro Dias critica proposta do governo federal de criar nova estatal de seguros
Augusto Botelho elogia política de saúde do Executivo para servidores públicos federais
MEC encaminhará projeto de lei sobre criação de empresa para administrar hospitais
Senado aprova criação de empresa para administrar hospitais universitários
Empresa pública vai administrar hospitais universitários