Nova ferramenta promove o turismo brasileiro no Youtube



União de mapas e vídeos é a nova estratégia do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para promover o turismo brasileiro no mundo. O canal do Brasil no Youtube, que estreou na quarta-feira (3), conta com a convergência de duas tecnologias em um mesmo canal: exibição de vídeos de destinos turísticos e a navegação no Google Maps. A  ferramenta é uma parceria da Embratur com o Google e já está acessível em www.youtube.com/visitbrasil.

De início a página conta com 88 vídeos de pontos turísticos e depoimentos de celebridades e turistas que já visitaram o País, tudo disponível em 68 idiomas. Conforme dados da Demanda Turística Internacional, estudo da Fipe/Embratur, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 usaram a Internet como fonte de informação para a viagem. “A Internet, em especial as redes sociais, já é a principal fonte de informações dos turistas internacionais no mundo”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

O novo canal levou cerca de seis meses para ser produzido e foi desenvolvido para atender às necessidades dos turistas estrangeiros com interesse em visitar o Brasil.


Segundo Jeanine Pires, a promoção de turismo sai na frente com a utilização desta ferramenta. Pois o canal atende tanto o estrangeiro que já decidiu vir ao Brasil como o que ainda esta pesquisando os pontos turísticos brasileiros e pode escolher o País para conhecer.

De acordo com o diretor geral do Google Brasil, Alex Dias, o canal é a primeira integração do Google Maps e Youtube. “A Embratur nos procurou com a proposta de criar algo novo e único para o setor de turismo online e conseguimos juntos chegar a uma combinação de ferramentas do Google que se provou a plataforma interativa ideal para atender essa demanda”, relata Alex Dias, diretor geral do Google Brasil.

Investimento em propaganda - A Embratur também utiliza outras estratégias de comunicação digital na promoção do País como destino turístico no exterior. São usadas publicidades online, links patrocinados, relacionamentos via web e ampla utilização de redes sociais como Facebook, Twitter, Hi e Flickr. A Embratur acredita que, com a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 e o crescente interesse pelo Brasil, as mídias ocupem um papel estratégico na difusão de informações para o turista que virá ao Brasil antes, durante e depois do evento.

Fonte: Em Questão edição nº 994 - 04/03/2010

 



29/07/2010 03:14


Artigos Relacionados


Evento em Amsterdã promove setor de turismo brasileiro

Classe C é a nova aposta do turismo brasileiro

Embratur e Google lançam novo canal brasileiro no YouTube

DF lança ferramenta para monitorar turismo local

Turismo lança ferramenta eletrônica que permite interação com órgãos de controle

Nova ferramenta dá mais agilidade aos Consegs