Nova tecnologia agiliza acesso aos discursos de senadores na página do Senado na Internet



O Serviço de Processamento de Dados do Senado (Prodasen), dando seqüência às prioridades definidas pelo presidente Renan Calheiros, implantou recentemente uma série de inovações tecnológicas para dar maior transparência e agilidade aos serviços disponíveis no site eletrônico da Casa.

Entre as melhorias implantadas está o Projeto de Modernização da Taquigrafia, resultado de convênio entre o Prodasen e a Câmara dos Deputados; a adoção do software livre Nagios, por meio do qual é possível monitorar e prevenir a ocorrência de problemas; e a expansão da rede wireless (sem fio), que servirá como mais uma opção aos gabinetes e às comissões para agilizar a troca de informações.

A modernização da taquigrafia ocorreu com o desenvolvimento dos sistemas Sitaq (Sistema de Taquigrafia), implantado em maio, e o Sisaudio (Sistema de Áudio), em junho. Texto e áudio podem ser consultados no endereço http://www.senado.gov.br/atividade/plenario/sessao/default.asp.

A mudança possibilitou que os textos e discursos dos senadores sejam implantados no site pouco depois de terem sido proferidos pelos parlamentares. Antes, os textos passam pelas etapas de apanhamento, edição e revisão. Já o serviço de áudio é disponibilizado na Internet de imediato.

Para a diretora da Secretaria de Taquigrafia, Denise Baère, a agilidade é a principal vantagem do sistema integrado:

- Era um sonho do presidente apresentarmos os discursos on line. O trabalho do Prodasen permitiu que tivéssemos mais perfeição e garantiu a celeridade do nosso processo de trabalho.

Para melhorar a qualidade do serviço, dar-lhe maior segurança e agilidade na solução de problemas, o Prodasen adotou o software livre de monitoração de redes, Nagios. O programa permite checar constantemente a disponibilidade do serviço, que avisa por e-mail ou celular um eventual problema. Para antecipar tais problemas e reduzir seu impacto no cotidiano dos usuários, foram adquiridos 10 novos monitores.

Além disso, o Sistema de Apoio Administrativo à Central de Atendimento (SAACA), que centraliza as solicitações, controla equipamentos e contratos,sofreu adaptações e consegue, por meio da observação e monitoramento, identificar outras necessidades e rotinas para melhor atender aos usuários e prevenir problemas antecipando sua ocorrência.

Wireless

Outra novidade é a ampliação da rede wireless, com a instalação de 101 novas antenas ou Access Point (AP), sendo 81 nos gabinetes dos senadores, dez nas salas das comissões e dez na gráfica. Pedro Enéas, diretor da Subsecretaria de Infra-estrutura Tecnológica, explica que o objetivo não é substituir a rede estruturada, mas criar uma alternativa para o acesso às informações disponíveis na rede do Senado. Na gráfica, será possível, por exemplo, enviarinformações instantâneas sobre as publicações em andamento.

08/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serviço: Nova página do Poupatempo na Internet traz informações que facilitam acesso dos cidadãos ao

INAUGURADA NOVA PÁGINA NO SITE DO SENADO FEDERAL NA INTERNET

NOVA PÁGINA DA AGÊNCIA SENADO NA INTERNET OFERECE BANCO DE DADOS

Instituto Nacional de Tecnologia ganha nova rede de acesso à Internet

Lei de Acesso à Informação tem página modificada na internet

Receita Federal lança nova página na internet