Instituto Nacional de Tecnologia ganha nova rede de acesso à Internet



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instalou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) uma nova rede de acesso à internet, com um link capaz de transferir dados à velocidade de 1 gigabite por segundo. Trata-se da Rede Metropolina do Rio de Janeiro (Redecomep-Rio), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O modelo da Redecomep baseia-se em uma infraestrutura própria de fibras ópticas, que começa a operar em seis capitais brasileiras, servindo às instituições de pesquisa e educação superior. A principal motivação é interligar as unidades acadêmicas e de pesquisa em uma rede de alta velocidade, permitindo o desenvolvimento de projetos específicos que necessitem desta infraestrutura, que inclui recursos como videoconferência de alta definição, compartilhamento de grandes volumes de dados, instrumentação em tempo real.

No Rio de Janeiro, a rede ainda está em processo de construção, mas algumas instituições já começam a operar. É o caso do INT, que iniciou os primeiros testes em 23 de setembro e agora conta com o serviço.

O Instituto está sendo atendido por um anel de fibra ótica, com duas pontas: uma ligada ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e outra à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Segundo o chefe da área de tecnologia da informação, Ricardo Castro, o acesso ao novo serviço minimiza a chance de interrupções e aumenta a qualidade da internet para todo o INT.

A Redecomep-Rio conta com o apoio da Faperj, RNP, Rede Rio, Metrô Rio, Supervia, Prefeitura do Rio, Light e Lamsa.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)      



03/10/2013 19:13


Artigos Relacionados


Nova tecnologia agiliza acesso aos discursos de senadores na página do Senado na Internet

Instituto Nacional de Tecnologia promove reunião da rede de armazenamento de biodiesel

Instituto Nacional de Tecnologia promove reunião da rede de armazenamento de biodiesel

Tecnologia: Acesso ao Cadastro Sincronizado na Internet supera expectativa

Indústria petroquímica de base ganha acesso a fundo setorial de ciência e tecnologia

Escolas públicas estaduais terão rede de alta velocidade para acesso à Internet