Nova versão do site Vitrine do Exportador tem 18 mil empresas cadastradas



Com uma base de dados de 18 mil empresas, começa a funcionar na quinta-feira (1º) a nova versão da Vitrine do Exportador, um serviço online oferecido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), com o objetivo de divulgar no mercado internacional as empresas brasileiras e seus produtos. O lançamento será durante o 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (3° Encomex Mercosul), evento realizado nos dias 1° e 2 de dezembro, em Curitiba (PR).

Segundo o Mdic, a Vitrine do Exportador foi completamente reformulada e apresenta funções que não existiam na versão anterior. É o caso da pesquisa por região e do acesso a informações macroeconômicas (Conhecendo o Brasil) e setoriais (Setor em Destaque). A nova versão oferece ainda o serviço Vitrine Virtual, que possibilita ao exportador customizar uma página sobre a sua empresa, nos idiomas português, inglês e espanhol. O exportador também poderá inserir texto de apresentação, informações comerciais, imagens, vídeo e mapa de localização. Assim, importadores estrangeiros interessados em fazer negócios poderão acessar a Vitrine do Exportador e enviar propostas diretamente às empresas participantes por meio de formulário existente na Vitrine Virtual.

A nova versão da Vitrine do Exportador busca integrar as diversas ações desenvolvidas por órgãos governamentais nesta área, de forma a potencializar e aglutinar esforços no sentido de proporcionar maior visibilidade aos exportadores brasileiros. A base de dados é atualizada mensalmente por meio da inclusão automática de novos exportadores que realizaram operações no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) ou via Declaração Simplificada de Exportação (DSE).

As empresas já integrantes também têm as suas operações atualizadas mensalmente, pelo acréscimo de novos produtos e mercados. Para dar dinamismo às informações da Vitrine do Exportador, o Mdic explica que serão mantidas as empresas que exportaram nos dois últimos exercícios – ano atual e anterior. As empresas que ainda não exportam, mas possuem potencial exportador, também podem solicitar adesão à Vitrine do Exportador. Basta acessar o site e enviar o formulário disponível em “solicite adesão”, localizado na página principal. 

O projeto conta com o apoio do Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece), além de entidades de classe como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Outras parcerias estão sendo viabilizadas com o propósito de promover o produto em sites internacionais de negócios. 


3° Encomex Mercosul

Mais de 1.400 pessoas já se inscreveram para participar do 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul. Promovido pela Secex/Mdic, o Encomex Mercosul pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas no site do evento.

Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá, inclusive, um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



30/11/2011 16:58


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