350 empresas já estão cadastradas no Regime de Tributação Unificada



A Receita Federal informou na sexta-feira (10) que já havia efetuado cadastramento de 350 empresas no Regime de Tributação Unificada (RTU), conhecido como Lei das Sacoleiras, que permite o pagamento unificado de tributos federais na importação de mercadorias do Paraguai. O regime foi lançado na última quarta-feira (8).

O RTU permite a importação de determinadas mercadorias por via terrestre, na fronteira de Ciudad Del Este e Foz do Iguaçu, mediante o pagamento unificado dos impostos e contribuições federais (alíquota única de 25%), além do ICMS, com despacho aduaneiro simplificado. A lista de produtos admitidos no regime do RTU contempla basicamente bens da indústria eletrônica: informática, telecomunicações e eletroeletrônicos.

Das empresas cadastradas, 101 são do Paraná, sendo que 34 são de Foz do Iguaçu. São Paulo vem na sequência, com 54 empresas, seguido de Santa Catarina (37). Para o Secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Freitas Barreto, o RTU busca o exercício lícito do comércio exterior a microempreendedores brasileiros e lojistas paraguaios e vai afetar positivamente tanto a economia brasileira quanto a paraguaia.

Somente podem habilitar-se para realizar importações ao amparo do RTU a microempresa (empresa com receita bruta anual de até R$ 360 mil) e o microempreendedor individual – MEI (com receita bruta anual de até R$ 60 mil), optantes pelo Simples Nacional.

 

Fonte:
Receita Federal



13/02/2012 14:10


Artigos Relacionados


Exibição cinematográfica ganha regime especial de tributação

Sacoleiros podem se cadastrar em regime específico de tributação

Banda Larga: portaria muda regras de regime de tributação

Fazenda estuda mudanças no regime de tributação para importação de têxteis

Aprovada revogação de MP que criou regime de tributação para importações do Paraguai

Aprovada revogação de MP que criou regime de tributação para importações do Paraguai