Novas regras para o uso de capacete já estão em vigor



A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave

Desde o dia 1º de janeiro estão em vigor as novas normas para o uso de capacete. O equipamento deverá conter selo de certificação expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e elementos refletivos nas partes laterais e traseira.

A Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe a fixação de película na viseira do capacete, sendo que durante o período noturno é obrigatório que a viseira seja transparente (padrão cristal). Para os equipamentos que não possuem viseira é obrigatório o uso de óculos de proteção especial – veja imagem. Segundo a Resolução, os óculos corretivos ou de sol não substituem os de proteção.

No caso do uso de viseira irregular, de capacete sem viseira e sem os óculos de proteção ou da falta de capacete a infração será considerada gravíssima. As sanções para tais infrações são as previstas nos incisos I e II do Art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro que estabelece multa de R$ 191,54, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.

A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. As novas regras valem para os condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

Do Detran



01/04/2008


Artigos Relacionados


Novas regras para motoboys entram em vigor dia 4 de agosto

Entram em vigor as novas regras para o comércio eletrônico no Brasil

Entram em vigor novas regras para coibir transporte pirata

Novas regras para uso de verbas da educação e da saúde entram em vigor no sábado

Novas regras para telefone social são publicadas e entram em vigor em 60 dias

Entram em vigor novas regras para cursos de formação do Exército e da Marinha