Novo navio para auxiliar na extração de petróleo é destinado à Bacia de Campos



Mais um navio de apoio às atividades de extração de petróleo no mar foi entregue para a Petrobrás e vai operar junto às plataformas de exploração localizadas na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O barco de apoio tipo PSV 4500, da Empresa CBO, foi fabricado com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e gerenciado pelo Ministério dos Transportes.

A embarcação, que teve 70% dos componentes de fabricação nacional, contou com um investimento total de R$ 129,2 milhões, dos quais 84% foram financiados pelo Fundo por meio do BNDES. O navio foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Essa é a 18ª embarcação da CBO entregue e financiada com recursos do Fundo da Marinha Mercante. O estaleiro Aliança espera entregar mais um projeto idêntico para a empresa em abril do próximo ano, também com a utilização de recursos do Fundo.

O Navio

O CBO Arpoador tem 88,8 metros de comprimento e vai operar com uma tripulação de 14 pessoas. Como característica específica, a embarcação é um navio fluideiro, ou seja, adaptado para o transporte de fluidos especiais, utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo. Também conta com sistema de posicionamento dinâmico, que permite a execução de manobras delicadas próximas às plataformas de Petróleo.

Com mais essa entrega, o Fundo da Marinha Mercante atinge o total de 25 embarcações concluídas em 2013. Atualmente, há outras 152 embarcações em construção e oito obras em andamento em estaleiros.

Fundo da Marinha Mercante

O Fundo da Marinha Mercante é um fundo de natureza contábil, destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras.

O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), tendo como agentes financeiros o BNDES, os demais bancos oficiais federais (Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia), o Banco do Brasil e, recentemente, a Caixa Econômica Federal.

O FMM, que tem como principal fonte de recursos o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), tem se constituído no alicerce central do Programa de Fomento ao Desenvolvimento da Marinha Mercante e da Indústria Naval.

Fontes:

Ministério do Transporte

Marinha Mercante




18/09/2013 10:53


Artigos Relacionados


Chevron suspende extração de petróleo na Bacia de Campos após descobrir mais um vazamento

PF abre inquérito para investigar vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Imagens do Inpe são utilizadas para avaliar vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Descoberto petróleo no pós-sal da Bacia de Campos

Petrobras encontra petróleo em águas rasas da Bacia de Campos

Petrobras confirma grande reserva de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos