Chevron suspende extração de petróleo na Bacia de Campos após descobrir mais um vazamento



A companhia Chevron decidiu suspender temporariamente a produção de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, depois de descobrir um novo vazamento. A mancha de óleo foi avistada no dia 4, durante monitoramento regular feito por técnicos da companhia na mesma área onde ocorreu um vazamento em novembro do ano passado. A informação foi dada na quinta-feira (15), em entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, pelo diretor de Assuntos Corporativos da Chevron, Rafael Jaen.

Segundo ele, a decisão de suspender as atividades foi tomada por precaução e informada aos órgãos reguladores brasileiros. Foi instalado um sistema para captar as bolhas de óleo que estão vazando. A estimativa inicial, disse o diretor, é que tenham vazado 5 litros de óleo.

Rafael Jaen informou que o incidente não tem relação com o vazamento descoberto em novembro, a 3 quilômetros da mancha atual. A produção total diária da Chevron no Campo de Frade chega a 61,5 mil barris de petróleo.

Autuação

A Chevron foi autuada novamente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) “por não atender notificação da agência para apresentar as salvaguardas solicitadas para evitar novas exsudações [vazamentos] na área”, segundo nota divulgada na quinta-feira pelo órgão regulador.

A autuação se refere à nova mancha de óleo detectada pela companhia no Campo de Frade.

Na quarta-feira (14), técnicos da ANP estiveram no Centro de Comando de Crise da Chevron e determinaram a instalação de um coletor no novo ponto de vazamento identificado pela empresa. A agência prossegue acompanhando o primeiro vazamento desde o dia do incidente, em 7 de novembro de 2011.

Os técnicos da agência avaliam que o vazamento detectado agora seja proveniente de fissuras no fundo do mar e não do poço da Chevron, que foi lacrado pela companhia.

 

Fonte:
Agência Brasil



16/03/2012 16:22


Artigos Relacionados


Ibama deve aplicar mais multas à Chevron por vazamento de óleo na Bacia de Campos

Senadores ouvem Chevron sobre vazamento na Bacia de Campos

Chevron deverá arcar com despesas do vazamento de óleo na Bacia de Campos

Ibama multa Chevron em R$ 50 milhões por vazamento de óleo na Bacia de Campos

Chevron recebe relatório sobre autuações relativas ao vazamento na Bacia de Campos

Novo navio para auxiliar na extração de petróleo é destinado à Bacia de Campos