Novo poço de petróleo do pré-sal pode ser 2ª maior descoberta
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aumentou para 4,5 bilhões de barris a projeção de reservas de um poço que vem sendo perfurado no pré-sal da Bacia de Santos. As projeções iniciais para o poço, chamado de Franco (2-ANP-1-RJS) são de cerca de 2 bilhões de barris.
A avaliação da agência, divulgada nesta quarta-feira (12), levou em consideração os mesmos padrões de cálculo adotados para a área de Tupi, maior descoberta até agora na região, e que aponta para reservas entre 5 a 8 bilhões de metros cúbicos de óleo equivalente.
O poço está sendo perfurado em uma área ainda não licitada do pré-sal, para ampliar o conhecimento sobre o potencial de região, e para servir no processo de capitalização da Petrobras para desenvolvimento da área do pré-sal.
"Parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país, o que reforça o otimismo do governo brasileiro em relação ao potencial da área do pré-sal, situada nas Bacias de Campos e Santos”, diz a nota da ANP.
A agência informa, ainda, que já começaram as perfurações do segundo poço, denominado informalmente de Libra, localizado a 32 quilômetros da primeira descoberta.
Fonte:
Agência Brasil
06/08/2010 01:14
Artigos Relacionados
Descoberta de novo poço abre perspectiva exploratória no pré-sal da Bacia de Santos
Pré-sal: poço de Libra tem maior reserva de petróleo do Brasil, diz ANP
Novo poço confirma potencial de petróleo leve em Tupi
Novo poço de Tupi confirma potencial de petróleo leve
Descoberto poço de petróleo e gás na região da Patagônia Argentina
Petrobras confirma petróleo de qualidade no segundo poço no pré-sal da Bacia de Santos