Petrobras confirma petróleo de qualidade no segundo poço no pré-sal da Bacia de Santos



O segundo poço perfurado pela Petrobras, após a assinatura do contrato de Cessão Onerosa com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade na área denominada Nordeste de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos.

Esse poço, denominado 1-BRSA-976-RJS (1-RJS-691), está localizado a nordeste do campo de Lula, na profundidade de água de 2.131 metros, e a uma distância de 255 km da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro poço perfurado na Cessão Onerosa foi o 3-BRSA-944-RJS (3-RJS-688A), na área de Franco.

A descoberta foi comprovada por meio de amostras de petróleo de 26º API, em teste, colhidas a partir de 4.960 metros de profundidade. Foi identificada, até o momento, uma coluna de petróleo de mais de 290 metros de espessura em reservatórios carbonáticos do pré-sal.

O poço está sendo revestido no intervalo dos reservatórios. A continuidade da perfuração do poço tem como objetivo investigar a profundidade final destes reservatórios e constatar o contato óleo/água.
Após a conclusão da perfuração, está programado um teste de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios.

A Petrobras dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Programa Exploratório Obrigatório (PEO) do contrato de Cessão Onerosa, que prevê, para essa área, a realização de um teste de longa duração.

Fonte:
Petrobras

 



12/03/2012 18:45


Artigos Relacionados


Petrobras encontra petróleo de boa qualidade no poço Biguá da Bacia de Santos

Petrobras descobre petróleo de boa qualidade no sul da Bacia de Santos

Petrobras divulga nota sobre fechamento de poço após acidente na Bacia de Santos

Petrobras confirma grande reserva de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos

Petrobras encontra petróleo leve na Bacia de Santos

Petrobras informa que não há mais vestígios de petróleo na Bacia de Santos