Novo remédio para combate à Aids em crianças vai ser testado pela Fiocruz



O Instituto Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou que vai iniciar no segundo semestre deste ano testes em humanos de um novo medicamento para o tratamento de Aids em crianças.

Em um único comprimido, os pesquisadores conseguiram combinar princípios ativos usados no tratamento da doença – Lamivudina, Zidovudina e Nevirapina – e com doses adequadas para crianças. Em vez de três, o paciente tomará apenas um comprimido. Além disso, o antirretroviral tem sabor agradável e pode ser dissolvido em água, facilitando a ingestão pelas crianças até 13 anos de idade.

Os testes serão feitos em seis diferentes centros clínicos, em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro, para avaliar o efeito do remédio no organismo. A previsão é que o medicamento esteja disponível no mercado dentro de três anos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de 16 tipos de antirretrovirais para crianças. No entanto, a maioria das dosagens é para adultos.

De 1980 a 2010, cerca de 14 mil casos de Aids em menores de 13 anos foram registrados no Brasil. Aproximadamente 4 mil recebem tratamento. Nessa faixa etária, a transmissão vertical da doença é a mais frequente, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.

 

Fonte:
Agência Brasil



13/03/2012 10:46


Artigos Relacionados


UE quer fechar parceria com Fiocruz para combate à Aids na África

Laboratório vai repassar tecnologia da produção de remédio antiaids à Fiocruz

Programa Estadual DST/Aids promove 1ª Jornada de atualização para discutir aids em crianças

Brasil irá inaugurar fábrica de remédio para tratamento da Aids na África

Doação para Moçambique fabricar remédio contra aids passa na CAE

Brasil doará R$ 13,6 milhões a Moçambique para produção de remédio contra Aids