Novo Sistema de Registro de Preços é apresentado para AGU



O Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União no estado do Amazonas (CJU/AM), Rodrigo Cesar Aguiar Vivas, tem realizando, este mês, palestras aos órgãos assessorados da AGU em que apresenta as inovações no Decreto Federal nº 7.892/2013, que trata sobre o novo Sistema de Registro de Preços (SRP). Na última semana, o advogado da União esteve no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) para falar sobre o tema.

O SRP, procedimento administrativo especial vinculado ao processo licitatório, tem como objetivo final o registro de preços praticados por possíveis fornecedores ou prestadores de serviços. Segundo o Coordenador-Geral da CJU/AM, o sistema é amplamente utilizado pela Administração Pública, devido as vantagens que, em determinadas situações, proporciona ao contratante.

O advogado da União apresenta as novidades na legislação que, "além de ratificar algumas orientações normativas da Advocacia-Geral da União (AGU) e dirimir controvérsias jurisprudenciais, trouxe diversas inovações relevantes, melhorando o gerenciamento das atas de registro de preços, que se consolidaram como um excelente instrumento de gestão e de redução de custo operacional.". Segundo ele o tema é de grande importância para a área consultiva da Instituição.

Entre as inovações, Rodrigo Cesar destacou que o Decreto trouxe inúmeros avanços quanto à contratação pública, resolvendo divergências doutrinárias e jurisprudenciais, bem como ratificando inúmeras Orientações Normativas da AGU. Segundo ele, "As palestras, além de promover o treinamento dos setores responsáveis pela instrução dos processos licitatórios, propiciam uma aproximação entre a Consultoria Jurídica e os gestores de contratos, tornando o contato mais direto e reduzindo a ocorrência de vícios e omissões nos processos submetidos à Consultoria".

De acordo com o Coordenador-Geral, o Sistema de Registro de Preços é um procedimento especial de licitação que se efetiva por meio de uma concorrência ou pregão sui generis, selecionando a proposta mais vantajosa, com observância do princípio da isonomia, para eventual e futura contratação pela Administração. "As inovações trazidas pelo Decreto nº 7.892/2013 melhoraram o gerenciamento das atas, que se consolidaram como um excelente instrumento de gestão e de redução de custo operacional".

Advogado da União e Coordenador-Geral da CJU/AM, Rodrigo é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É autor dos livros "Comentários a Legislação do Pregão Eletrônico, Editora Publit, 2013" e "Sistemática Procedimental dos recursos especiais no âmbito do STJ, Editora Publit, 2013" e de diversos artigos jurídicos sobre licitações.


Fonte:

Advocacia-Geral da União



22/10/2013 16:21


Artigos Relacionados


Apresentado o novo sistema de placas de veículos

Empresas de comércio exterior têm até janeiro para aderir novo sistema de registro

Novo sistema de automoção agilizará registro de cosméticos

Novo sistema uniformizado de Registro Profissional é habilitado via web na Bahia

Planejamento vai abrir registro de preços para comprar imagens de satélite

Novo requerimento para CPI dos "sanguessugas" é apresentado