Novo sistema do FNDE ajudará gestores a prestar contas de recursos da União



O processo de implantação do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi aberto nesta sexta-feira (3). Chamado também de PC On-Line, o sistema vai facilitar as explicações sobre uso dos recursos da União transferidos a estados, municípios, Distrito Federal e entidades particulares sem fins lucrativos.

A gestão do novo sistema abrangerá a elaboração, remessa e recebimento de prestação de contas, análise financeira e técnica, emissão de pareceres sobre contas e de diligências, relatórios gerenciais e operacionais, acompanhamento de prazos e recuperação de créditos. Os responsáveis pela prestação de contas que têm endereço eletrônico regularmente cadastrado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) vão receber instruções sobre o cadastramento no SiGPC. Os gestores com situação regular no Simec terão os dados validados no novo sistema. Os demais precisam providenciar a atualização.

Os prazos de envio da prestação de contas dos convênios e transferências realizados entre 1º de janeiro e 31 de julho foram adiados em 100 dias, para que os gestores possam conhecer o funcionamento do novo sistema. Nesse período, o FNDE promoverá, em articulação com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a capacitação em prestação de contas dos usuários do SiGPC.

O PC On-Line, disponível no site do FNDE, atende o estabelecido pela Resolução do FNDE nº 2, publicada no Diário Oficial da União de 19 de janeiro.

 

Fonte:
Ministério da Educação

 



03/02/2012 17:46


Artigos Relacionados


Gestores educacionais devem prestar contas no dia 1º de março

Gestores de fundos de assistência social têm até dia 30 para prestar contas

Gestores de Aparecida de Goiânia (GO) vão ser orientados sobre aplicação de recursos do FNDE

Municípios devem prestar contas dos recursos de transporte escolar até esta sexta-feira (15)

Gestores estaduais aprendem a usar novo sistema de distribuição de medicamentos

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TEM NOVO MINISTRO