Novos integrantes do Conselho da Condição Feminina tomam posse



Governador Serra presidiu posse no Palácio dos Bandeirantes

00:00 / 00:00

O governador José Serra presidiu na tarde desta quarta-feira, 4, a cerimônia de  posse dos novos membros do Conselho Estadual da Condição Feminina. Durante a solenidade no Palácio dos Bandeirantes, tomaram posse de seus cargos 32 novas conselheiras e a nova presidente, Rosemary Correia, que substitui Anelise Botelho, no cargo desde agosto de 2005.

"É uma honra muito grande transmitir o cargo para Rosemary, uma mulher admirável, que sempre lutou pelos direitos da mulher, especialmente as do estado de São Paulo. Que a determinação e a confiança em nosso propósito de amor à causa feminista possam guiar seus passos rumo a muitas conquistas", disse Anelise Botelho, durante a cerimônia. "É com muito honra e orgulho que assumo a presidência deste Conselho. É um sonho que sempre tive e está se realizando no dia de hoje. Vou fazer o possível e o impossível para dar continuidade ao trabalho já feito", disse, Rosemary.

Formular diretrizes e promover atividades que visem à defesa dos direitos da mulher sempre foram as bandeiras do Conselho Estadual da Condição Feminina. Criado em 1983 no governo de Franco Montoro, o Conselho é composto por 20 mulheres da sociedade civil, 10 do governo e uma representante do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP). O Conselho é consultivo e se renova a cada 4 anos.

Sobre sua importância, o governador lembrou que, segundo o IBGE em 2006, 29% das famílias brasileiras já eram chefiadas por mulheres. Segundo o mesmo instituto, nos últimos 10 anos o número de mães de família cresceu 79%. "Isso espelha uma mudança significativa para o nosso país, para a sociedade. Daí a necessidade da atuação do Conselho que garante as mulheres os seus direitos", afirmou o governador José Serra.

Uma das maiores conquistas do Conselho foi a criação das Delegacias de Defesa da Mulher. "Ainda temos muita coisa a fazer, inclusive na questão da violência contra a mulher. Temos muito a inovar, principalmente, na conscientização além da ação, porque conscientizar é fundamental", afirmou o governador. 

A nova presidente também afirma que o principal desafio do Conselho continua sendo a luta contra à violência "O que nós desejamos, agora, é fazer com que a lei Maria da Penha, que ria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, possa ser implantada efetivamente”, disse Rosamary, que conclui: "tenho certeza que no decorrer desta gestão, que assumimos hoje, teremos a oportunidade de fazer muita coisa para a mulher do estado de São Paulo, para que sua qualidade de vida seja melhor. Teremos a oportunidade de trabalhar, conhecer os problemas, em todos os segmentos, de articular as políticas públicas necessárias para a resolução de antigos e novos problemas".

Mariana Garbin

C.M.



06/04/2008


Artigos Relacionados


Tomam posse novos integrantes do Conselho de Comunicação Social

Novos integrantes do Conselho Estadual de Entorpecentes tomam posse hoje

Novos integrantes do Conselho de Comunicação Social tomam posse no dia 8 de agosto

Novos integrantes do Conselho Estadual de Entorpecentes tomam posse nesta quarta-feira, dia 27

Novos representantes do Conselho Nacional do Meio Ambiente tomam posse em março

Novos membros do Conselho da Procuradoria Geral do Estado tomam posse na quarta