Novos presidentes de comissões devem ser escolhidos esta semana
A expectativa é de que o líder do PFL na Casa, senador Hugo Napoleão (PI), defina nesta terça-feira (dia 06) os integrantes do partido designados para as diversas comissões. A exemplo do PSDB, que disputa a presidência da CAE, o PFL deve pleitear a presidência de outro influente e importante colegiado: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Também devem ser escolhidos os presidentes das comissões de Assuntos Sociais (CAS), Educação (CE), Fiscalização e Controle (CFC), Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e de Serviços de Infra-Estrutura (CI).
De acordo com o Regimento Interno do Senado, a composição das comissões permanentes deve assegurar "tanto quanto possível" a participação proporcional dos blocos ou representações partidárias. Assim que os líderes indicarem seus representantes nas comissões, começa a contar o prazo de cinco dias úteis para a instalação de seus trabalhos e a eleição do presidente e vice-presidente, em votações secretas.
Os próximos presidentes das comissões temáticas terão de enfrentar uma extensa pauta de propostas prontas para entrar em votação: 360 projetos de lei de autoria de senadores, 42 projetos enviados pela Câmara, 19 projetos de decreto legislativo e 64 propostas de emenda à Constituição. Caberá a eles ordenar e redigir os trabalhos do colegiado, dar conhecimento e designar relatores para todas as matérias recebidas, além de intermediar a comunicação entre os integrantes do colegiado e a Comissão Diretora.
05/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões devem eleger presidentes na próxima semana
Novos membros da CMO devem ser escolhidos até o final de março
Presidentes de comissões devem ser definidos a partir do dia 18
Comissões elegem novos presidentes
Comissões do Senado têm novos presidentes
Comissões devem confirmar presidentes nesta quarta-feira