Núcleo de apoio a trabalhadores que voltam do exterior recebe mais de 120 pessoas em 20 dias



Desde que foi inaugurado, há 21 dias, o Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores Brasileiros Retornados do Exterior já atendeu 123 pessoas que procuraram o espaço em busca de informações, em sua maior parte, de emprego. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a expectativa é de que sejam atendidos no local cerca de 200 trabalhadores por mês. O núcleo fica no bairro da Liberdade, em São Paulo.

A maioria dos trabalhadores buscou atendimento presencial, e apenas uma foi realizada via telefone. Dos que procuraram atendimento, 114 eram brasileiros; quatro japoneses e cinco com dupla cidadania. Desse total, 113 haviam retornado do Japão; dois, dos Estados Unidos; um, da Europa e sete, de outros países. 

Para 109 trabalhadores, o motivo da consulta foi obter informações sobre emprego. Outros 11 solicitaram informações sobre saúde; três, sobre educação; outros três relacionados a área jurídica; e seis em previdência social. A procura por informações sobre emprego pode estar relacionada ao fato de que 91 pessoas que recorreram ao núcleo estarem desempregadas. Apenas sete disseram estar trabalhando e nove estavam aposentadas.

Por tempo de permanência no exterior, 29 pessoas disseram ter ficado 25 anos fora do Brasil; 22 delas em torno de 15 anos e 23, cerca de 10 anos. A maior parte dos trabalhadores (29 pessoas) disse ter retornado ao Brasil há cerca de dois anos. Por outro lado, 13 responderam ter retornado ao País há aproximadamente um mês.

Por escolaridade, 51 disseram ter o ensino médio completo; 26, superior completo; 16, superior incompleto; 11, médio incompleto; oito, fundamental completo; quatro, fundamental incompleto e dois, com pós-graduação. Dos que procuraram o núcleo, 106 moram em São Paulo (capital); nove na Grande São Paulo e sete no interior do estado. Apenas um disse morar em outro estado.

A maioria dos trabalhadores retornados, (83) eram do sexo masculino e 40 do feminino. Pessoas na faixa etária entre 36 a 45 anos foram as que mais procuraram o espaço (34 pessoas) e apenas três pessoas acima de 71 anos solicitaram informações.


Proposta do núcleo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiu implementar, por recomendação do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), um ponto de recepção e apoio a brasileiros regressados do exterior — especialmente do Japão — na cidade de São Paulo. O bairro da Liberdade foi escolhido justamente por concentrar a maior parcela da comunidade oriunda daquele País. O núcleo atenderá na Rua São Joaquim, nº 381, 1º subsolo - Bairro da Liberdade São Paulo

Além de conhecer o perfil do trabalhador que regressa do exterior, o núcleo terá como objetivo prestar orientação quanto ao acesso a serviços públicos, bem como na reinserção ao mercado de trabalho.

Os maiores fluxos de retorno de brasileiros do exterior são do Japão e dos Estados Unidos, países que tiveram forte impacto da crise financeira, iniciada em 2008, segundo estudos do Cnig. No caso do Japão, informações de autoridades japonesas apontaram para um retorno de cerca de 80 mil brasileiros entre outubro de 2008 e abril de 2010, representando mais de 20% dos 317 mil brasileiros registrados no Japão em dezembro de 2007.


Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego



17/02/2011 18:29


Artigos Relacionados


Brasileiros retornados do exterior terão núcleo de apoio em São Paulo

Núcleo da Faixa de Fronteira do Paraná beneficiará mais de 2 milhões de pessoas

Trabalhadores brasileiros no exterior poderão ter mais proteção

Senadores propõem mais apoio a brasileiros no exterior

Itamaraty lança guia de acolhimento para brasileiros que voltam do exterior

BC recebe mais de 16,5 mil declarações sobre dinheiro investido no exterior