Número de brasileiros que recebem medicamentos contra hipertensão aumenta 219%
De janeiro a agosto de 2011, o número de brasileiros que recebem gratuitamente medicamentos contra hipertensão aumentou 219% e, contra diabetes, 156%. A informação foi apresentada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou nesta quinta-feira (25) do programa de rádio Bom Dia, Ministro.
Ao comentar o programa de distribuição gratuita de medicamentos contra diabetes e hipertensão, o Aqui Tem Farmácia Popular, lançado no início de fevereiro pela presidenta Dilma Rousseff, o ministro Padilha informou que o governo agora estuda inserir outras doenças crônicas no programa. Problemas como a osteoporose e distúrbios da tireoide podem ser alvo da ampliação da política de distribuição gratuita de remédios, antecipou o ministro.
“O Brasil tem hoje o maior programa do mundo de distribuição de medicamentos”, disse Alexandre Padilha.
Padilha comentou também a política do governo federal para redução do tabagismo. Nesta semana, foi anunciado o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os cigarros, e estabelecido um preço mínimo de venda para o consumidor. Além disso, disse o ministro, o governo investirá em campanhas de conscientização da população sobre os efeitos nocivos do cigarro.
“Queremos reduzir cada vez mais o número de fumantes. Nossa campanha mira muito a população jovem para que possamos evitar desde o começo o hábito do fumo”, destacou no programa de rádio.
Ouça o programa de rádio Bom Dia, Ministro.
Fonte:
Blog do Planalto
25/08/2011 11:52
Artigos Relacionados
Aumenta número de brasileiros que têm medo de perder emprego, aponta pesquisa da CNI
Anvisa suspende comércio de lotes de medicamentos para hipertensão
Papaléo pede a troca de medicamentos usados pelo Ministério da Saúde no combate à hipertensão
Saúde alerta que hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros e a maioria é mulher
Aumenta lista oficial de medicamentos do SUS
Dante Pazzanese orienta população contra a hipertensão