Número de cheques sem fundos cai em abril, aponta Serasa



O volume de cheques devolvidos caiu 0,11 ponto percentual no País em abril e fechou o mês em 2,08%, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (17) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em março foram devolvidos 2,19% dos cheques emitidos. O índice registrado em abril, no entanto, é maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado (2%).

De acordo com a Serasa, a redução em comparação com o mês anterior é justificada porque, historicamente, março é o período em que ocorre a maior devolução de cheques do ano, em razão da última parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e das despesas escolares. Na comparação anual, no entanto, o crescimento está relacionado ao aumento do endividamento do consumidor, que se fez por meio de pré-datados.

O crescimento do número de cheques sem fundo também é verificado no acumulado de janeiro a abril de 2012. Este ano, foram devolvidos 2,05% cheques. No ano anterior, por sua vez, o percentual de devolução ficou em 1,92%. Em números absolutos, 6.292.086 cheques retornaram em 2012, em um total de 306.779.965 emitidos.

Na comparação entre estados, o Acre apresentou o maior percentual de cheques devolvidos, com 15,78%, seguido pelo Amazonas (14,11%) e Amapá (9,57%), nos quatro primeiros meses do ano. O Rio de Janeiro, por sua vez, foi o estado de menor percentual, com 1,65%.

Entre as regiões, a Nordeste foi a de maior percentual, com 2,04% de devolução. A Sudeste aparece como a região de menor número de cheques sem fundo, com 1,52% – resultado 0,53 ponto percentual abaixo da média nacional.

 

Fonte:
Agência Brasil



17/05/2012 14:57


Artigos Relacionados


Índice de cheques sem fundos tem ligeira alta em julho, aponta Serasa

Número de cheques devolvidos aumenta em fevereiro, indica Serasa

Aumenta número de cheques sem fundos em março

Número de cheques sem fundos em setembro é o menor desde 2004

Número de pedidos de falência recua em abril, diz Serasa

Inadimplência de empresas cai 7,9% em abril, aponta Serasa