Aumenta número de cheques sem fundos em março
O número de cheques devolvidos subiu para 2,19% em março deste ano, em relação ao total de cheques emitidos no mês, segundo levantamento da Serasa Experian. Em fevereiro, de cada 100 cheques emitidos, dois não tinham fundos suficientes. De janeiro a março, o número de cheques sem fundo representa 2,04% do total. No mesmo período de 2011, o índice estava em 1,89%.
No primeiro trimestre de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (15,81%). O menor (1,51%) foi verificado em São Paulo.
Por regiões, o Norte teve o maior percentual de devolução de cheques no trimestre (4,42%), enquanto o Sudeste, com 1,64%, foi a região com menor índice de emissão de cheques sem fundos.
Segundo a Serasa, o aumento da quantidade de cheques sem fundos está, em parte, relacionado a questões sazonais. “O terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), material escolar e gastos com férias e carnaval”.
O crescimento nas devoluções está ligado, também, de acordo com a Serasa, ao quadro de deterioração dos níveis de inadimplência que vêm ocorrendo desde o início de 2011.
Fonte:
Agência Brasil
13/04/2012 19:19
Artigos Relacionados
Número de cheques sem fundos cai em abril, aponta Serasa
Emissão de cheques sem fundos aumenta após cinco meses de queda
Número de cheques sem fundos em setembro é o menor desde 2004
Número de cheques devolvidos aumenta em fevereiro, indica Serasa
COMBATE AOS CHEQUES SEM FUNDOS
Índice de cheques sem fundos cai para 1,93% em janeiro