"O Brasil está barato"








- "O Brasil está barato"

- Com a franqueza lapidada quando atuava como investidor, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, aposta na superação da crise econômica que o Brasil atravessa. Defende que o acordo com o FMI "é uma defesa social, porque nos dará condições de superar essa situação sem mergulhar numa recessão".

Em entrevista ao "Jornal do Brasil", prevê que o crescimento voltará a taxas de 4% ao ano, "sem contar com nenhum milagre lá fora". Nega ter havido um "desenho consciente", na política de juros altos, para privilegiar o setor financeiro em detrimento do produtivo.

Acredita que, "daqui para a frente, há condições de superar a crise e focar a produção em vários setores". Confiante, recomenda aos investidores apostar no País". "O Brasil, infelizmente, porque não é nada para nos gabarmos, está barato e tem um potencial muito claro. Superada a turbulência, eu correria para cá. Quem chegar antes vai se dar bem". (pág. 1 e A23)

- Ao se encontrar amanhã com o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, líder na disputa ao Palácio do Planalto, segundo pesquisas eleitorais, defenderá a urgência de uma minirreforma tributária.

Quarto e último entrevistado ao projeto "Agenda Brasil" - parceria do "Jornal do Brasil", revista "Veja", "O Dia" e o "Grupo Bandeirantes" -, que discute soluções para o País nos próximos 25 anos, o candidato do Partido dos Trabalhadores defendeu ainda outras reformas, como a trabalhista, a previdenciária e a agrária. E frisou que apenas o PT poderá fazer no campo uma reforma "pacífica, sem violência". (...) (pág. 1, A10 e A11)

- Avesso à presença de recursos estrangeiros em seus domínios, o empresário Arthur Sendas formaliza esta semana a abertura de capital da quinta maior rede de supermercados do País. A operação - anunciada em dezembro, mas adiada devido a problemas burocráticos e às turbulências econômicas - representa um marco nos 42 anos de vida da tradicional empresa fluminense. (pág. 1 e 20)

- Intriga e polêmica rondam a vinda para o Brasil do novo representante de uma das mais importantes agências da Organização das Nações Unidas (ONU), a de Controle de Drogas e Prevenção ao Crime. No dia 1º de agosto, o escritório da agência, em Brasília, que controla verba de US$ 10 milhões - um quinto de todo o orçamento distribuído pela divisão no mundo -, recebeu o italiano Giovanni Quaglia.

Ele substituiu José Martinez-Morales, que ocupava o posto de Representante Regional há cinco anos. Quaglia veio diretamente da sede do Controle de Drogas em Viena, Áustria.

O exílio em território brasileiro foi decretado depois que uma investigação interna o apontou como coadjuvante do maior escândalo recente nos anais da instituição, envolvendo malversação de recursos para o combate ao tráfico de drogas, num "projeto inútil". (pág. 1 e A2)

- Com localização privilegiada na linha do Equador, a Base Espacial de Alcântara, no Maranhão, pode tornar-se economicamente viável em três anos, lançando satélites geoestacionários em foguetes da Orion, uma sociedade da americana Lockheed com a indústria russa. (pág. 1 e A7)

- (Brasília e Rio) - O candidato agressivo, que busca espaço com críticas pesadas, doses cavalares de ironia e perguntas ácidas, não estará no horário de Anthony Garotinho. Ele vai dedicar o tempo para falar de seus planos de governo. Pelo menos é o que garante Carlos Rayel, diretor do programa do candidato do PSB, que ontem terminou as gravações das primeiras edições. (...) (pág. 3)

- Esta semana começam os programas eleitorais gratuitos. Consideradas por especialistas fator decisivo nas campanhas, as aparições no rádio e na televisão serão o grande palco da disputa a partir desta terça-feira, dia 20. Até a véspera da eleição, dia 5 de outubro, vão ser a principal arma para candidatos virarem o jogo ou confirmarem o favoritismo. (...) (pág. 3)

- No programa de estréia do petista Luiz Inácio Lula da Silva, o publicitário Duda Mendonça vai lançar o novo slogan da campanha, que estará também nas outras peças de propaganda. O já desgastado bordão "Quero um Brasil decente, quero Lula presidente" será substituído por "Agora é Lula", uma convocação mais curta e afirmativa. (...) (pág. 3)

- Além do presidente Fernando Henrique Cardoso, o programa de estréia do tucano José Serra vai apresentar outro trunfo. A atriz Solange Couto, da novela "O Clone", participará como a personagem "dona Jura", usando o refrão "Não é brinquedo não" para se referir a Serra. Dona Ruth Cardoso também gravou uma participação. (...) (pág. 3)

- A menos de dois meses do primeiro turno das eleições de 2002, o panorama político nas maiores cidades fluminenses praticamente se definiu, após idas e vindas - com abraços e farpas - nos bastidores das fileiras partidárias. Em meio ao clima de incerteza que rondou as coligações, pôde ser constatado o poder de fogo de cada postulante ao governo. (...) (pág. 4)

- O comando do PT nacional está convencido de que o potencial de votos de Anthony Garotinho pode ser decisivo para garantir a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. Mas há um problema a ser contornado: justamente nos últimos dias, a campanha de Benedita da Silva resolveu radicalizar as críticas contra o ex-governador do estado do Rio. (...) (pág. 6)

- Em abril de 2000, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, assinou com os EUA tratado de salvaguardas exigido por Washington para permitir que foguetes americanos fossem lançados de Alcântara. Os americanos temem que especialistas brasileiros espionem os foguetes levados ao Maranhão.

O tratado teve parecer contrário da Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional da Câmara, e favorável da de Ciência, Tecnologia e Informática. Outro parecer contrário, do relator do assunto da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Zenaldo Coutinho, aguarda votação. (...) (pág. 7)


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer

Embora considere normais certos atentados aos fatos cometidos pelos candidatos em seus discursos de campanha - e compreenda que o período é propício a exageros -, o ministro da Fazenda, Pedro Malan, considera equívoco atribuir caráter eleitoral ao encontro de amanhã entre o presidente Fernando Henrique e os quatro postulantes à Presidência. (...) (pág. 2)

(Informe JB - Gustavo Krieger) - O presidente Fernando Henrique Cardoso assina, no próximo dia 22, a criação do Parque de Tumucumaque, no Amapá. Será o maior do mundo. A reserva esteve ameaçada nos últimos dias. Setores das Forças Armadas estavam reticentes quanto à criação do parque, em razão da reserva ter áreas na fronteira. (pág. 6)

(Boechat) - O Conselho Nacional de Recursos Hídricos começou a discutir critérios sobre a reutilização de água no País.

A idéia é evitar que o produto vá pelo ralo, quando poderia ter ainda mais uma finalidade. (pág. 8)


Editorial

ESCOLHA DIFÍCIL

Uma avalanche eletrônica espera os eleitores, no rádio e na televisão, a partir de terça-feira: os candidatos vão repetir evasivas que causam má impressão. Candidatos a presidente e governador contam-se pelos dedos da mão, mas o mandato de deputado federal (513, sem os estaduais) e duas vagas de senador por estado atraem uma pletora.

É perturbador, porém, para o exercício do direito de voto, praticado de quatro em quatro anos. A razão recomenda em vão eleições legislativas separadas de eleições majoritárias, com datas alternadas, para haver pleito de dois em dois anos. Voto não faz mal à democracia.

Melhor ai nda se a representação política fosse eleita pelo sistema distrital de votação, para aproximar dos eleitores os eleitos para representá-los. Enquanto forem estranhos uns aos outros, o cidadão votará em numero e nunca poderá ajustar diferenças e sanear equívocos. (...) (pág. 12)


Topo da página



08/18/2002


Artigos Relacionados


Etanol está 40% mais barato nas usinas, mas queda não passa de 4% para consumidor

Crédito barato ajuda a modernizar agricultura familiar

Cultura: Casa das Rosas reapresenta Romance Barato

Cultura: Casa das Rosas reapresenta Romance Barato

Economizar virou 'comprar barato', critica psicóloga

Tebet quer transporte público de qualidade e barato