O Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia detecta aumento do desmatamento em agosto



O Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) registrou avanço do desmatamento na Amazônia em agosto. Em um mês, os satélites usados pelo instituto para fazer a avaliação  identificaram 240 quilômetros quadrados (km²) de novos desmates. A área desmatada no mês passado é 158% maior que a registrada pelo Imazon em julho, quando a floresta perdeu 93 km². Em relação a agosto de 2010, o índice de aumento ficou em 15%.

As novas derrubadas estão concentradas no Pará, responsável por 49% de todo o desmatamento do bioma em agosto, com 119 km² de florestas a menos. Rondônia desmatou 46 km² no período. Mato Grosso foi responsável por 35 km² de área desmatada e o Amazonas, por 23 km². No Acre, foram derrubados 10 km² de floresta e Roraima e o Tocantins foram responsáveis por 6 km² e 1 km² de novos desmates, respectivamente.

Além desmatamento total, o levantamento do Imazon mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em agosto, a degradação avançou sobre 131 km² de áreas de floresta. Em relação a agosto de 2010, quando a degradação atingiu 1,5 mil km², houve redução de 92%, principalmente no Pará, em Mato Grosso e em Rondônia.

O instituto estima que os 240 km² desmatados em agosto provocaram a emissão de 13,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente .


Fonte:
Agência Brasil

 

22/09/2011 19:39


Artigos Relacionados


Meio Ambiente anuncia novos dados do desmatamento da Amazônia na segunda

Meio Ambiente capacita municípios para combate ao desmatamento na Amazônia

Anibal Diniz comemora Dia do Meio Ambiente lembrando queda do desmatamento na Amazônia

Meio Ambiente divulga novos dados sobre desmatamento da Amazônia nesta 5ª feira

Representante do Ministério do Meio Ambiente destaca ações do governo para conter desmatamento na Amazônia

Desmatamento na Amazônia cai 48% entre agosto de 2009 e abril de 2010