O que as mães preferem ganhar no seu dia ? Fundação Procon divulga pesquisa feita com consumidoras



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A Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, realizou nos últimos dias uma pesquisa de opinião com 304 mães paulistanas sobre presentes para o Dia das Mães, constatando que o percentual mais significativo (21%) gostaria de ganhar presentes de cunho pessoal. Já o que a maioria (70%) das mães que participaram do levantamento não gostariam de ganhar seriam presentes para o lar. Ao serem questionadas sobre o significado de ganhar presentes nesse dia verificou-se que o resultado mais expressivo (67% da amostra) foi “uma forma de carinho, demonstração de amor e afeto”. A técnica de amostragem adotada foi de cotas, com controle das variáveis por classe econômica e faixa etária. A amostra final totaliza 304 entrevistadas, distribuídas em três segmentos econômicos de acordo com o Critério Brasil: 101 pertencentes às classes A/B, 98 à classe C e 105 às D/E e duas faixas etárias: 155 mães com até 40 anos e 149 com 40 anos ou mais. Ainda com relação ao que as mães gostariam de ganhar, observou-se 31% das mães de classes A/B optam por peças de vestuário e acessórios e que nas classes D/E, 29% prefere ganhar eletrodomésticos. Na classe C essas opções de presente distribuem-se em percentuais indicativos de uso pessoal (35%) e de uso doméstico (29%). Já com relação à variável faixa etária não foram observadas diferenças percentuais significativas na maioria das categorias de opções expressas pela amostra pesquisada, excetuando-se o dado de que 10% das mães mais jovens optarem pela casa própria (cunho doméstico) e 9% das com mais de 40 anos escolheram ganhar uma viagem (cunho pessoal). Quanto ao que as mães ganharam no ano passado verificou-se que 37% ganhou peças de vestuário e acessórios. Nas classes A/B, 95% informaram terem ganho presentes de cunho pessoal, enquanto na classe C esse percentual foi de 67%. Observou-se que 13% da amostra não ganhou nada, a maioria dessas mães pertence às classes D/E (27%). Pode ser destacado também que 80% das mães com 40 anos ou mais ganharam presentes de cunho pessoal (vestuário, acessórios, jóias etc.), 19% das duas faixas etárias receberam presentes como eletrodomésticos, eletroeletrônicos e utensílios para o lar. O percentual de 18% das mães com menos de 40 anos não ganharam nada e 7% das mães do outro grupo fizeram essa afirmação. No que se refere ao significado de ganhar presentes no Dia das Mães constatou-se que 15% das entrevistadas avaliam os presentes que recebem como sendo fruto de pressão do comércio, influência da propaganda, considerando a data como essencialmente comercial. Esse ponto de vista é colocado por 23% das mães de classe A/B. Com relação ao significado do presente nesse dia, constatou-se que 19% do total da amostra revelou sentir esse presente como reconhecimento, homenagem e tradição. Somente 5% expressou dar pouco significado para o presente na comemoração do seu dia. Pela variável faixa etária, 67% das duas que fizeram parte da coleta ganhar presentes as leva a sentir alegria (“oportunidade de ser lembrada com carinho, amor e afeto”). As mães com 40 anos ou mais parecem ser um pouco mais críticas que as mais jovens, quando expressam o significado da data como essencialmente comercial (17%). A mais jovens apontam esse significado num percentual de 13%. Na distribuição da amostra por classes sociais é importante ressaltar que o significado afetivo dado ao presente é semelhante para as mães das classes A/B e C (cerca de 82%) e bem mais significativo para as das classes D/E (93%). A Fundação Procon-SP coloca o levantamento à disposição dos interessados, para consulta, nos seus postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé(Praça do Carmo S/No) e Poupatempo Santo Amaro (rua Amador Bueno, 176/258). Por telefone, as consultas podem ser feitas pela 3824-

05/11/2000


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