Obra resgata pensamento do trabalhista Alberto Pasqualini
O deputado João Luiz Vargas leu na ocasião parte do discurso de Alberto Pasqualini, que ressaltava a importância do Estado na busca das soluções para um futuro melhor. No seu pronunciamento, Pasqualini disse que “ a missão do Rio Grande é a de manter-se vigilante, pois, por sua predestinação, não é o Rio Grande apenas uma sentinela geográfica, que alonga o olhar sobre os lindos meridionais da Pátria, mas é, sobretudo, uma sentinela política que observa, com acuidade as fronteiras das idéias e que registra com a sensibilidade de um sismógrafo, os movimentos que tendem a operar-se na estrutura econômica, social e política do país, podendo e devendo, em consequência, antecipar-se nas soluções do futuro”. Este discurso faz parte da coletânea que está editada na obra, e foi publicado no Diário de Notícias, do dia 8 de janeiro de 1954.
O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Sergio Zambiaisi, ressaltou durante o lançamento da obra, a sensibilidade do seu colega, deputado João Luiz Vargas, pela iniciativa de reeditar a coletânea retratando o pensamento e a doutrina trabalhista delegada por Alberto Pasqualini. Zambiasi, diz no prefácio da edição que “as lições que Pasqulini deixou são uma luz para aqueles que lutam por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária e que precisam adaptar esta autêntica ideologia brasileira aos tempos atuais”.
Participou da solenidade de lançamento da obra, no gabinete da presidência, o representante do Diretório Regional do PDT, Rubens Lahude.
12/28/2001
Artigos Relacionados
Assembléia reedita obra sobre Alberto Pasqualini
Alberto Pasqualini é homenageado em Ivorá
Petrobras reassume 100% da Refinaria Alberto Pasqualini
Carlos Wilson homenageia Alberto Pasqualini
Senado comemora centenário de Alberto Pasqualini
Semana Alberto Pasqualini ganha reforço