Obras da Copa em Brasília estão avançadas, avaliam senadores durante fórum



As obras para a Copa do Mundo estão avançadas em Brasília, avaliou na manhã desta terça-feira (5), o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Benedito de Lira (PP-AL). Ele participou da abertura, em Brasília, do 2º Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo do Brasil, promovido pelo Senado e Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS

O evento acontece na Câmara Legislativa do Distrito Federal e tem o objetivo de mobilizar o Poder Legislativo, nos níveis federal, estadual e municipal, para debater os desafios, metas e elaborar estratégias para a realização da Copa de 2014. Segundo Benedito de Lira, os parlamentares estão empenhados na fiscalização e no processo de organização do evento esportivo para que a competição deixe um legado positivo para a população brasileira.

- A Copa dura apenas 30 dias. Terminada a Copa, tem que ficar o resultado para o país - disse o senador, que destacou a necessidade de melhorar a mobilidade urbana.

O vice-presidente da recém instalada Subcomissão Temporária de Fiscalização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), também elogiou o estágio avançado das obras em Brasília, mas se disse preocupado com o cronograma em outras cidades-sede.

- Desde 2007 sabemos que a Copa seria o nosso país. As obras começaram faltando 1300 dias. Uma obra dessa monta não se faz do dia para a noite - afirmou.

Em sua exposição, o senador também manifestou preocupação com a Medida Provisória 527/11, que criou regras específicas para a licitação de obras relacionadas à Copa das Confederações (2013), à Copa do Mundo (2014), às Olimpíadas e às Paraolimpíadas (2016). Na avaliação do parlamentar, a MP vai restringir a transparência nas obras públicas.

- Acredito que será aprovada, mas me preocupo muito, pois vejo a falta de transparência e o sigilo dessas obras. É preciso responsabilidade e transparência, pois estamos usando o dinheiro do povo brasileiro - disse o senador do PSDB.

Ataídes Oliveira também registrou aspectos positivos da realização da Copa no país. Ele apontou a criação de empregos, a distribuição de renda e o aumento da arrecadação de impostos como alguns dos resultados desses eventos esportivos.

Visita Técnica

No início da tarde, os participantes do II Fórum Legislativo de Cidades-Sedes da Copa 2014 participam de visitas técnicas às obras do Estácio Nacional de Brasília (Mané Garricha) e ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

Brasília é a sexta cidade a receber a comitiva de parlamentares. O evento já foi realizado em Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). A meta é visitar todas as 12 cidades-sede até outubro.

O 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa de 2014 é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o apoio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e dos ministérios do Esporte e do Turismo.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aldo Rebelo afirma que obras da Copa estão avançadas

Secretários de cultura se reúnem durante fórum em Brasília

Samu de Brasília ampliará atendimento durante Copa

Fórum da Copa discute atuação do Judiciário durante o Mundial

Fórum legislativo das cidades-sede da Copa chega a Brasília na terça

Dirigentes da Fifa estão em Brasília para discutir Lei Geral da Copa de 2014