Dirigentes da Fifa estão em Brasília para discutir Lei Geral da Copa de 2014



O impasse envolvendo pontos da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 é tema de uma reunião desta quinta-feira (13) em Brasília. O ministro do Esporte, Orlando Silva, reúne-se com dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que diverge sobre vários aspectos da legislação. Para a Fifa, o Brasil precisa rever a questão da meia-entrada, da venda de bebidas alcoólicas nos estádios e da punição para os responsáveis por pirataria.

No dia 3 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, pediu ao governo que modifique a legislação, atendendo às solicitações da federação. Porém, na reunião, foi sinalizado que podem ser revistos apenas a venda de bebida alcoólica e a meia-entrada para estudantes, temas contidos em legislações que não estão em âmbito federal.

O ministro ressaltou que a venda de meia-entrada para idosos não deve ser negociada. Também disse que o Brasil já dispõe de uma rígida legislação para punir os responsáveis por pirataria. Para a Fifa, é importante que o governo aumente a pena de prisão para os responsáveis por falsificar produtos durante a Copa de 2014. No Brasil, o crime por pirataria é de um a três meses de prisão. Para a federação, o ideal é elevar a prisão para, no mínimo, três meses e, no máximo, um ano.

A Lei Geral da Copa foi enviada há cerca de 20 dias ao Congresso. A presidência da Câmara criou uma comissão especial para analisá-la e encaminhá-la ao plenário da Casa. Uma vez aprovada na Câmara, a lei deve ser encaminhada ao Senado.

Paralelamente, a Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 tem reuniões nesta quinta (13) e sexta-feira (14) para elaborar o plano de ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo mundial. O grupo é formado por representantes de vários setores do governo federal.


Fonte:
Agência Brasil

 

13/10/2011 10:50


Artigos Relacionados


Fifa anuncia datas da Copa das Confederações e Copa de 2014

Fifa divulga árbitros para a Copa do Mundo de 2014

Fifa classifica 700 hotéis para a Copa do Mundo de 2014

Fifa fica isenta de impostos federais para organização da Copa de 2014

Brasil terá representante no comitê organizador da Fifa para Copa 2014

Fifa realiza primeiro treinamento com médicos brasileiros para Copa 2014