Obras de Cândido Portinari são doadas ao Museu de Belas Artes
Na próxima segunda-feira (13), a Finep assina a doação de 205 obras de sua coleção do pintor Cândido Portinari para o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC. A cerimônia acontece no Salão Nobre do museu. São pinturas a óleo em tela, desenhos em grafite, nanquim bico-de-pena, caneta tinteiro, gravura a água-forte e água-tinta em papel, dentre outros.
Participam do evento que oficializa a cessão da Coleção Finep-Portinari a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Finep, Glauco Arbix, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo Santos, a diretora do MNBA, Mônica Xexeo e o filho de Portinari, João Cândido. Na ocasião, Glauco Arbix será agraciado com o prêmio Quirino Campofiorito (artista plástico brasileiro), voltado àqueles que dão apoio ao MNBA.
Com a doação da Finep ao MNBA, o museu passa agora a ter o maior acervo público do artista, com 243 trabalhos — depois da instituição, segundo João Candido, figuram o Masp, em São Paulo, que detém a importante série "Retirantes", e os museus da Chácara do Céu e do Açude, que são, juntos, donos de mais de cem obras do pintor.
O MNBA/Ibram/MinC já havia recebido cinco doações de obras de Portinari em 2013, entre elas "A primeira missa" (1948), adquirida pelo Ibram por R$ 5 milhões e doada ao museu em janeiro de 2013, e as telas da Capela Mayrink, na Floresta da Tijuca. As 205 obras que a Finep entrega agora à instituição devem ser expostas no final de maio e seguir em cartaz até setembro deste ano.
Fonte:
08/01/2014 17:41
Artigos Relacionados
Finep doa obras de Portinari para o Museu Nacional de Belas Artes
Museu Nacional de Belas Artes comemora 77 anos
Museu Nacional de Belas Artes recebe exposição de Amedeo Modigliani
Museu Nacional de Belas Artes será reaberto na quinta-feira (17)
ACM RECEBE CONVITE PARA EXPOSIÇÃO NO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES
Museu Nacional de Belas Artes terá entrada gratuita no aniversário de 75 anos