Obras do Metrô que vai passar pelo Aeroporto de Congonhas iniciam nova fase
Foi instalada primeira viga-guia de concreto no monotrilho da Linha 17-Ouro por onde correrão os trens
A construção da linha do Metrô que vai passar pelo Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, deu um importante passo neste sábado, 25. O Governo do Estado iniciou uma nova fase da obra do monotrilho da Linha 17-Ouro com a instalação da primeira viga-guia de concreto, uma espécie de trilho por onde passarão os trens, na avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a rua Princesa Isabel e o viaduto Vereador José Diniz.
"Esta obra determina um novo modal na área de transporte. É um fato histórico, porque o Estado de São Paulo nunca teve um monotrilho", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "O monotrilho é feito de pneu, ou seja, não há barulho e não produz poluição por ser elétrico."
LEIA TAMBÉM
Governo paulista realiza maior obra simultânea da história do Metrô
A Linha 17-Ouro tem investimento de cerca de R$ 4,8 bilhões e vai ligar o Jabaquara, na zona sul, à futura estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas. Além disso, terá interligação ainda com a Linha 1-Azul, com a Linha 5-Lilás, do Metrô, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM. A expectativa é que transporte mais de 417 mil passageiros por dia.
"Na primeira fase, entregaremos oito estações. Os trens já estão sendo construídos e, neste ano, serão entregues 24 trens, cada um com três carros. Fazendo a soma final, são 72 carros zero quilômetro", disse Alckmin. Estas primeiras oito estações serão Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. O trecho possuirá 7,7 km de extensão e deve ser concluído no segundo semestre de 2014.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O trecho 2 , que vai ligar o Panamby à estação São Paulo-Morumbi, terá 6,4 km de extensão e cinco estações: Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
O último trecho, com 3,5 km de extensão, terá cinco estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.
Do Portal do Governo do Estado
05/25/2013
Artigos Relacionados
Obras da Nova Tamoios Contornos iniciam nesta terça-feira
Estado inicia 2ª fase de obras Linha 4-Amarela do Metrô
SP anuncia VLT-Congonhas e o Expresso Aeroporto
Obras de paisagismo nas margens do Tietê entram em nova fase
Aeroporto de Congonhas receberá Mural das Copas
Infraero investe em melhorias no Aeroporto de Congonhas