Obras históricas são restauradas em Porto Seguro (BA)



A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Bahia (Iphan-BA), entregou à comunidade de Porto Seguro cinco obras históricas restauradas, que integram o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da cidade. Foram cerca de R$ 850 mil aplicados na conservação e restauro das igrejas de São Sebastião do Caraíva, de Nossa Senhora da Pena, de São Benedito, e no telhado da Casa de Câmara e Cadeia. Também foram realizadas intervenções em 66 imóveis na Praça do Divino Espírito Santo.

O superintendente do Iphan-BA, Carlos Amorim, disse que as edificações apresentam relevante valor arquitetônico do período colonial e estavam necessitando de serviços de reparo na cobertura, nos revestimentos de paredes e nas instalações elétricas. As ações fazem parte de um conjunto de medidas adotadas após extenso diagnóstico realizado ao final do ano de 2010, quando a sede da Superintendência foi deslocada para o município de Porto Seguro durante um mês. Neste período, foram adotadas ações emergenciais, propondo-se a realização de obras de conservação nos monumentos de todos os sítios, uma vez que as últimas intervenções ocorreram há mais de 10 anos. “Com estas obras, será impedida a degradação promovida pela falta de manutenção e pela ação do tempo nos edifícios”, destaca Carlos Amorim.

O superintendente acrescentou que, entre as próximas ações do Iphan em Porto Seguro, estão previstas atualização do zoneamento, fiscalização e identificação das áreas que ainda guardam relevância do ponto de vista arquitetônico, histórico e paisagístico. Segundo ele, as ações de fiscalização e identificação devem se estender aos outros sítios existentes na região, a exemplo de Ilhéus, Itabuna e Belmonte, que possuem exemplares relevantes a serem protegidos. Também estão programadas intervenções para a restauração de outros monumentos em Arraial d'Ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália.


Fonte:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional




13/11/2013 17:37


Artigos Relacionados


Obras históricas da educação brasileira serão recuperadas

Iphan inaugura obras do PAC Cidades Históricas em Pilar de Goiás

Cidades históricas receberão R$ 1,6 bilhão para obras de revitalização

Alunos da Apae do Distrito Federal vão fazer conservação de obras históricas

ACM ENCERRA CONGRESSO DE MUNICÍPIOS EM PORTO SEGURO

CMA ouve presidente da ANA sobre operação Porto Seguro