ODACIR DEFENDE INTERLIGAÇÃO DA HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ À BACIA AMAZÔNICA



O senador Odacir Soares (PTB-RO) defendeu a interligação da Hidrovia Paraguai-Paraná à Bacia Amazônica, via Rio Guaporé. O projeto permitirá a integração via fluvial do norte de Mato Grosso, do oriente da Bolívia, dos estados de Rondônia, do Acre, do Amazonas e do Paráao Mercosul.

Ele afirma que o Brasil, "ainda que tardiamente, está despertando para o transporte de cargas por hidrovias". O senador destaca que as opções hidroviária e ferroviária foram "marginalizadas pela matriz do rodoviarismo imposto ao Brasil, no período Juscelino Kubitschek, quando da chegada de fábricas de automóveis, da construção de uma riquíssima malha rodoviária e da força do lobby das empreiteiras".

A proposta apresentada pelo senador baseia-se em estudo do geógrafo Abnael Machado Lima, da Universidade Federal de Rondônia (Unir). O objetivo da proposição é integrar as cidades de Manaus, Amazonas, Boa Vista e Roraima aos centros industriais e comerciais das regiões Sudeste e Sul do Brasil e da região da Bacia do Prata, no Paraguai, Uruguai e Argentina.

Para Odacir Soares, a interligação do Mercosul e da área do Caribe, através da Venezuela, Guiana e Colômbia, ao porto de Belém, viabilizará um acesso mais rápido e mais barato aos Estados Unidos, Canadá, Europa e norte da África, via Oceano Atlântico.

A proposta prevê a construção de um canal navegável no istmo de Camapuã, com uma extensão aproximada de 18 quilômetros, permitindo a ligação do rio Alegre ao Jauru. O mesmo projeto chegou a ser analisado no Brasil colônia, quando, em 1773, foi apresentado ao rei de Portugal.

A iniciativa do senador tem como pressuposto a navegabilidade nas hidrovias do Madeira e do Paraguai/Paraná. Segundo Soares, esta última encontra resistência de ambientalistas, pois pode afetar o Pantanal Mato-grossense com um rebaixamento da lâmina de água em até 20 centímetros e provocando a emersão em diversas áreas importantes para a flora e a fauna da região.



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LEVY DIAS DEFENDE HIDROVIAS NA BACIA PARANÁ-PARAGUAI

CARLOS BEZERRA DESTACA RETOMADA DA CONSTRUÇÃO DA HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ

Barcos do INSS retomam atendimento na Bacia Amazônica no dia 5

Ferramenta desperta interesse de países da Bacia Amazônica

Exposição Hidrovia Tietê-Paraná vai até 27 de setembro

Cabral apresenta documento sobre gerenciamento dos recursos hídricos na bacia amazônica