ODACIR DESTACA SUCESSO DE PROGRAMA DE PLANTIO DE ARROZ E SOJA NA AMAZÔNIA
O senador Odacir Soares (PTB-RO) informou sobre o início da colheita de arroz e soja, na próxima segunda-feira (dia 26), no município de Humaitá, no Amazonas, que contará com a presença do ministro da Agricultura, Arlindo Porto. Para o senador, essa atividade agrícola tão importante para a região amazônica só está sendo possível graças à inauguração, em abril do ano passado, da hidrovia do Madeira-Amazonas.
Odacir destacou que a hidrovia, que faz parte do programa "Brasil em Ação: Investimentos Básicos para o Desenvolvimento", visa baratear o escoamento de grãos produzidos na região compreendida entre o Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, assegurando condições de navegação de 1.056 quilômetros, interligando-se com a BR-364 (Cuiabá/Porto Velho).
Ele lembrou que o custo do transporte da soja produzida na Chapada dos Parecis, destinada aos portos de Santos ou de Paranaguá, com destino a Roterdam, pode chegar a US$ 110 por tonelada, o que, a seu ver,prejudica a competitividade do produto, apesar do excelente nível de produtividade da soja da Chapada, com 3.000 quilos/hectare. Com o Projeto Hidrovia Madeira-Amazonas, o custo frete/porto cairá no mínimo US$ 30 por tonelada, representando uma maior renda líquida ao produtor na comercialização da soja.
Odacir explicou que o projeto prevê o transporte de cargas pela hidrovia Madeira- Amazonas com a implantação de complexos portuários, como o terminal portuário privativo misto de Itacoatiara (AM), composto de transbordador flutuante para carga e descarga, esteiras transportadoras com capacidade de 1.500 toneladas/horas e retroporto com capacidade de armazenagem climatizada de granéis de 90 mil toneladas.23/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministério divulga dados do monitoramento do plantio da soja na Amazônia
Ciro Nogueira destaca reportagem sobre plantio de soja no sul do Piauí
Plantio da safra de soja 2013/14 é aberto em MT
Ministério orienta plantio de arroz e banana em 17 estados
Plantio e comércio de soja são temas polêmicos na CPI dos Transgênicos
Produção de soja, arroz e feijão deve somar 195,5 mi de toneladas