Oficina debate melhores práticas de produção da borracha nativa



O Ministério do Meio Ambiente está promovendo, em Manaus (AM), a Oficina de Boas Práticas e Manejo da Borracha Nativa. O objetivo do encontro é consolidar diretrizes e recomendações técnicas para boas práticas de manejo da espécie. 

Durante a oficina, são discutidas as melhores formas de o seringueiro se preparar para retirar o látex da árvore, a extração e a pós-coleta. Além disso, serão debatidas técnicas de manejo para reduzir custos e otimizar resultados, de forma sustentável. 

Participam da oficina cerca de 30 pessoas, entre pesquisadores, técnicos governamentais e não-governamentais, rede de serviços (assistência técnica e órgãos ambientais) e representantes de extrativistas/produtores (cooperativas, associações, sindicatos). A oficina vai começou na segunda (20) e termina nesta terça-feira (21).

O resultado das discussões será levado à consulta pública e incluído na instrução normativa do extrativismo orgânico. Também será criada cartilha sobre boas práticas. 

Além de melhorar a produção da borracha, a ideia é que essas diretrizes sejam utilizadas como critérios para quem buscar a certificação orgânica, e também sirvam de base para um possível selo dos produtos da sociobiodiversidade. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, estratégia do governo federal para a proteção e promoção do uso sustentável da biodiversidade.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



21/06/2011 16:01


Artigos Relacionados


Tecnologia: IPT aperfeiçoa práticas usadas em laboratórios de borracha

SP premia as melhores práticas de gestão

Guia da Previdência aborda melhores práticas em investimento

ONU lança prêmio de melhores práticas em recursos hídricos

Concurso de melhores práticas sustentáveis prorroga inscrições

Melhores práticas no meio ambiente serão premiadas