Oficinas para revisar Plano de Recursos Hídricos vão até setembro
A primeira oficina técnica regional de um total de 12 que vão revisar o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) termina nesta quarta-feira (4), em Passo Fundo (RS). O encontro reúne cerca de 50 representantes de órgãos federais e estaduais, da Agência Nacional de Águas (ANA) e dos conselhos estaduais e comitês de bacia da região hidrográfica do Uruguai.
A previsão é de que PNRH seja revisado de quatro em quatro anos, por meio de oficinas e seminários. Neste ano, as atividades devem se estender até setembro, nas 12 regiões hidrográficas brasileiras.
Segundo o gerente de projeto da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Franklin de Paula Junior, o resultado dos encontros será apresentado em uma oficina nacional, em novembro, em Fortaleza (CE).
Inundações são tema principal no Sul
Na oficina em Passo Fundo, um dos temas que terá mais destaque é o problema das inundações. Segundo o coordenador regional da oficina técnica, o engenheiro agrônomo Claud Goellner, a oficina busca levantar iniciativas solucionar o problema das cheias e estiagens no rio Uruguai, que causam enchentes tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina.
"O que estamos discutindo aqui é como fazer, quanto é necessário de recursos financeiros, quem deverá ser responsável. Os instrumentos formais para execução estarão no Plano Nacional", afirma Goellner.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Saiba mais sobre conservação de recursos hídricos no Portal Brasil.
11/08/2010 21:03
Artigos Relacionados
Brasil vai revisar Plano Nacional de Recursos Hídricos
Comitê aprova termos de referência para plano de recursos hídricos
PAULO SOUTO QUER PLANO DECENAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA A REGIÃO NORDESTE
Recursos Hídricos: Governo do Estado conclui estudos para o 'Plano Emergencial de Controle de Enchen
Plano Nacional de Recursos Hídricos
Plano Nacional de Recursos Hídricos terá 22 prioridades até 2015