Olimpíada de Língua Portuguesa vai reunir mais de 59 mil escolas públicas



A edição de 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro vai contar com a participação de 141.332 professores e 59.803 escolas públicas de educação básica. Todos os estados, além de 5.222 dos 5.565 municípios brasileiros serão representados.

 
Segundo dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que coordena as atividades da segunda edição da olimpíada, os números de 2010 superam os de 2009. No ano passado, o concurso teve a adesão de 4.529 municípios, 53.590 escolas e 130.407 professores.


A competição será divida em cinco etapas. Na primeira, os professores trabalham em sala de aula a elaboração de textos, conforme o gênero literário definido para cada ano do ensino fundamental e médio. O prazo para produção de textos e seleção nas escolas vai até 16 de agosto.


Alunos do quinto e do sexto anos do ensino fundamental farão trabalhos sobre poesia; do sétimo e do oitavo, memória; do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, crônica; da segunda e da terceira séries do ensino médio, artigo de opinião. O tema de todos os gêneros literários é O Lugar onde Vivo.


O calendário completo do concurso, com as cinco etapas, premiação e telefones de contato, está disponível no site oficial do concurso. A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e Fundação Itaú Social.

Fonte:
Ministério da Educação

 

Saiba mais sobre sistema educacional brasileiro no Portal Brasil.

 



09/06/2010 21:07


Artigos Relacionados


SP inscreve 705 mil alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa

705 mil estudantes participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

Abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa encerra inscrições dia 3 de setembro

Primeira fase da Olimpíada de Língua Portuguesa termina dia 16

Vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa destacam dedicação dos professores