Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica será no Brasil
Este ano, o Brasil irá sediar - pela primeira vez - a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês), entre os dias 6 e 13 de agosto no Rio de Janeiro. São esperados 160 estudantes de ensino médio dos cinco continentes, com idade entre 14 e 18 anos, que vão disputar medalhas utilizando telescópios e calculadoras.
A disputa estimula a integração entre os diferentes povos e contará com representantes dos Emirados Árabes, Irã, China, Polônia, Lituânia, Bangladesh, Bolívia, Chile, Grécia, Portugal, entre outros.
“A oportunidade de conviver com pessoas de tantos lugares diferentes é uma experiência única. Conhecer culturas diversas é o primeiro passo para respeitarmos as diferenças”, diz Julio Campagnolo, primeiro estudante brasileiro a participar da Olimpíada Internacional de Astronomia, na Tailândia, em 2007. Na ocasião, Júlio conquistou a medalha de bronze.
Este ano, a equipe brasileira é formada por dez estudantes selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), disputada anualmente no País desde 1998. São sete representantes de São Paulo, um de Minas Gerais, um do Ceará e um do Piauí.
Como país sede, o Brasil tem direito este ano a concorrer com duas equipes. Todos os estudantes farão as três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu que podemos ver; teórica, na qual resolvem problemas de astronomia e astrofísica; e a prova prática, na qual utilizam e interpretam dados como um astrônomo profissional.
OBA
A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Durante todo o ano, a OBA promove os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (Ereas). O programa, que existe desde 2009, é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mais informações no site da OBA.
Leia mais:
Estudantes de todo o País participam da Olimpíada de Astronomia
Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica pela primeira vez
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
24/07/2012 19:09
Artigos Relacionados
Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica pela primeira vez
Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica começa na segunda-feira (6)
Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia
Raupp recebe medalhistas da Olimpíada Internacional de Astronomia
Medalhistas de astronomia e astrofísica vistam estande da AEB
Inscrições para curso de Astronomia e Astrofísica do Inpe vão até dia 6