Olimpíadas no Rio estimulam pentatletas



O projeto PentaJovem, resultado da parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), é realizado no Centro Nacional do Esporte, localizado no Complexo Esportivo de Deodoro. O local sedia as competições internacionais de Pentatlo Moderno no Brasil e será utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Durante a etapa brasileira da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013, realizada em março, alguns alunos se destacaram. Um deles é Danilo Fagundes, de 25 anos, que se inscreveu-se no programa em 2009.

Com resultados rapidamente conquistados, conta com o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e é atualmente o primeiro do ranking nacional. Na etapa da Copa do Mundo deste ano, o atleta teve a oportunidade de buscar avanços em casa.

“Fiquei a 11 segundos da final, foi um dos melhores desempenhos meus nessa competição”, conta o jovem, que, além de competir na categoria individual masculina, também fez dupla com a atleta pernambucana Priscila Oliveira no revezamento misto. Com o nono lugar nessa prova, ambos atingiram a melhor colocação do continente americano.

Segundo o vice-presidente da CBPM, Celso Sasaqui, a troca de experiências com atletas estrangeiros só traz efeitos benéficos. “Essa vivência com os atletas de outros países é o mais importante. Muitos dos nossos jovens já têm desde novos a oportunidade de conhecer o desempenho dos melhores do mundo, saber como eles se comportam em uma competição deste porte e entender que o desempenho desses atletas de alto rendimento varia em diferentes momentos. Esse tipo de compreensão faz muita diferença”, comenta Sasaqui.

A sabedoria dos jovens alunos atesta o diferencial em entender os altos e baixos de qualquer atleta. Mariana Laporte que o diga. Lesionada no final de 2012, a aluna do projeto não conseguiu índice para a Copa do Mundo deste ano. Mas não se abalou e esteve na plateia na etapa brasileira.

“Tento ao máximo acompanhar as provas internacionais em Deodoro”, diz a atleta de 21 anos, que faz parte do PentaJovem desde o início do projeto, há quatro anos, e também já conquistou o benefício da Bolsa-Atleta. 

Moradora de Nilópolis e estudante do 1º período de Educação Física, Mariana chega a Deodoro em 20 minutos de trem, e seus sonhos estão concentrados exatamente naqueles trilhos, para daqui a pouco mais de três anos. “Participar dos Jogos Olímpicos de 2016, e aqui nesse espaço, é um sonho. Os novos recursos vão tornar tudo ainda melhor e mais fácil para nosso dia a dia”, comemora. “Quero fazer de tudo, investir todo o tempo possível nos treinamentos para chegar lá”, anima-se a atleta.

Apoio às novas promessas 

Entre os pentatletas revelados em Deodoro encontra-se William Muinhos, de 19 anos, que, nas provas de que participa, já carrega na bagagem a conquista, em 2011, do primeiro lugar no ranking mundial jovem A. No mesmo ano, ele foi o primeiro brasileiro a avançar a uma final do Campeonato Mundial Júnior na categoria masculina. Em 2012, já na categoria Júnior, William esteve entre os dez primeiros do mundo.

“Entrei no PentaJovem com 15 anos, em 2009. Já venho contando com a Bolsa-Atleta, o que ajuda no dia a dia, e agora terei a oportunidade de ter o acompanhamento de profissionais como fisioterapeuta, nutricionista e uma série de pessoas por trás da nossa performance. Isso nos traz uma motivação extra para conseguir melhores resultados”, comemora.

Estímulo também fora das arenas

A missão “trabalho mais esforço igual a satisfação”, máxima empregada pelo coordenador Fábio Corrêa na rotina de treinos, é realidade também fora da piscinas e arenas. Os alunos levam os ensinamentos para a vida pessoal e conquistam motivação em outros setores. Até um blog já foi criado.

O responsável pelas publicações é Edson Guimarães, de 15 anos. O aluno foi matriculado pelos pais no PentaJovem em 2010, junto com duas irmãs mais novas, as gêmeas Maria Ieda e Maria Carolina, de 12 anos. O fundador do blog diz que a iniciativa partiu dos irmãos Guimarães para “mostrar o trabalho duro e dedicado dos atletas e valorizar nosso esporte”.

Fonte:
Ministério do Esporte



03/10/2013 20:34


Artigos Relacionados


Aníbal: olimpíadas de conhecimento estimulam ensino público

Capacitações estimulam produção de cupuaçu

Projetos estimulam a produção musical

Incubadoras de empresas estimulam o empreendedorismo

Rotas de Integração estimulam fruticultura em Alagoas

Novas medidas estimulam a produção no campo