Olimpíadas Universitárias reúnem 3 mil atletas em Foz do Iguaçu (PR) a partir de quinta (18)



Representantes de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal disputarão torneios em quatro esportes coletivos e quatro individuais

 

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, recebe alguns dos melhores atletas brasileiros a partir desta quinta-feira (18) até o dia 27, nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Cerca de 3 mil atletas, de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, disputarão torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez).

A abertura do evento será na quinta-feira, às 19h30, no Mirante Central da usina de Itaipu, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. Na solenidade de abertura, a judoca Sara Menezes, que conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, vai acender a Tocha Olímpica. Durante os jogos, a pira será mantida acesa em uma estrutura acoplada ao Homem de Aço, estátua de metal que representa os trabalhadores que construíram a usina.

No mesmo dia, será realizada a primeira rodada do torneio de xadrez, disputada no sistema suíço em sete rodadas com duas horas para cada jogador movimentar suas peças. Entre os dias 19 e 21 de outubro, serão realizadas as competições individuais: atletismo, natação, judô e xadrez.

Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23, com as partidas pela fase classificatória, e continuam nos dias 26 e 27 ocorrem os jogos semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição. A entrada para o público é gratuita em todas as praças esportivas.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e  Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Amazonas e São Paulo são os estados com as duas maiores delegações, com um total de 143 atletas inscritos, cada. Paraná e Pernambuco vêm a seguir com 141, e o Rio de Janeiro será representado por 140 atletas. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações.

O handebol é o esporte com o maior número de atletas: 617. O esporte terá equipes de 26 estados, a única exceção é Rondônia. O único esporte com participação de todas as delegações é o futsal.

Este ano, participarão revelações do esporte nacional como o velocista carioca Aldemir Gomes, primeiro colocado do ranking nacional nos 100m e 200m rasos e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Londres 2012; o marchador Caio Sena, campeão sul-americano em 2012 e classificado para Londres, e a judoca paulista Flávia Gomes, medalha de prata no Grande Aberto do Rio de Janeiro na categoria leve.

Também participarão enxadristas Mestres FIDE (MF) como o pernambucano Vinícius Tiné, campeão das Olimpíadas Universitárias Campinas 2011 e décimo colocado no Mundial de Xadrez 2012, em Guimarães, Portugal, e nadadores como a catarinense Djenyfer Arnold, campeã sul-americana de maratona aquática aos 18 anos.

Destaques do basquete, futsal e do vôlei também estarão presentes ao evento em Foz do Iguaçu. No handebol feminino, o time da Universidade Paranaense (Unipar), de Cianorte, conta com a base da seleção que conquistou a inédita medalha olímpica nos Jogos da Juventude Cingapura 2010.

Leia mais:

Paralimpíadas Escolares 2012 começam nesta terça-feira (16)

Pessoas com deficiência terão assento garantido nas Olimpíadas de 2016

Parceria prepara jovens para as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro

Lançado Plano Brasil Medalhas 2016

 

Fonte:
Ministério do Esporte
Comitê Olímpico Brasileiro
Itaipu Binacional

 



17/10/2012 10:32


Artigos Relacionados


Campinas recebe 3 mil atletas para a disputa das Olimpíadas Universitárias 2011

Olimpíadas Escolares reúnem mais de 3 mil atletas em Fortaleza

Brasília vai sediar as Olimpíadas Universitárias de 2019

Paraolimpíadas Escolares reúnem 1,2 mil atletas em São Paulo

Olimpíadas do Rio poderão ter número recorde de atletas militares

Olimpíadas Escolares terminam com participação recorde de 3,5 mil atletas