Olimpíadas do Rio poderão ter número recorde de atletas militares
As Forças Armadas poderão superar, em 2016, o número (67) de atletas enviados aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A declaração é do general Fernando Azevedo e Silva, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), entidade que representa o governo federal nas atividades dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O general Fernando fez uma explanação sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, nessa quarta-feira (12), na sede do Ministério da Defesa (MD), durante a realização da 21ª Reunião do Comitê de Chefes dos Estados-Maiores das Forças Singulares. O encontro foi presidido pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi.
De acordo com o presidente da APO, as Forças poderão ter até 100 militares da ativa competindo nas modalidades olímpicas em 2016, no Rio de Janeiro. “O evento é uma boa oportunidade de visibilidade para as Forças Armadas. Peço apoio aos senhores para que incentivem ainda mais os atletas militares”, disse.
Na sua apresentação, o dirigente destacou a importância dos centros de capacitação física da Marinha (Cefan), do Exército (CCFEx) e da Aeronáutica (Unifa) em apoio aos jogos.
O general Fernando ressaltou também, aos altos oficiais dos Estados-Maiores, a grandiosidade do evento olímpico no Brasil. Cerca de 10 mil atletas de 204 países, 7.200 profissionais de mídia e 25 mil voluntários participarão dos jogos olímpicos e paraolímpicos.
Copa Fifa 2014
Também presente ao evento, o assessor especial para Grandes Eventos do MD, general Jamil Megid Júnior, detalhou o esforço da pasta para garantir a segurança da Copa do Mundo Fifa 2014. Megid disse que um dos grandes desafios é garantir a segurança das delegações espalhadas por 32 centros de treinamento em todo o País.
Conforme o general, o orçamento em segurança e defesa para a Copa do Mundo é de R$ 709,3 milhões. Durante o evento, o País deve receber 500 mil turistas estrangeiros. A previsão, segundo Megid, é que as delegações comecem a chegar ao Brasil, para adaptação e treinamento, a partir do dia 20 de maio.
Realizada anualmente, a reunião do Comitê dos Chefes dos Estados-Maiores costuma discutir o calendário de atividades da Defesa para o período. Além do general De Nardi, participaram do encontro o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa; o chefe do Estado-Maior do Exército, general Joaquim Silva e Luna; o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann; e o secretário-geral do MD, Ari Matos Cardoso.
Fonte:
Ministério da Defesa
13/03/2014 11:55
Artigos Relacionados
Brasil terá 51 atletas militares nas Olimpíadas de Londres 2012
Olimpíadas Escolares terminam com participação recorde de 3,5 mil atletas
Brasil terá recorde de atletas nas Olimpíadas de Inverno 2014
Olimpíadas Escolares reúnem mais de 3 mil atletas em Fortaleza
Atletas medalhistas em Londres serão embaixadores das Olimpíadas Escolares
Olimpíadas Universitárias reúnem 3 mil atletas em Foz do Iguaçu (PR) a partir de quinta (18)