ONU divulga primeiro rascunho de documento da Conferência Rio + 20



A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o primeiro rascunho do documento que reúne contribuições de diversos países e vai nortear as discussões durante a Conferência Rio+20, em junho deste ano, no Rio de Janeiro.

O documento, publicado na terça-feira (10), combina as sugestões, ideias e comentários de 643 propostas enviadas por estes países e instituições, e será o principal texto a ser discutido pelos líderes mundiais na conferência para garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável. Esse documento é a primeira versão de uma série prevista no cronograma de atividades até a Conferência Rio+20.

Intitulado de O futuro que nós queremos (The Future We Want), o documento traz metas de desenvolvimento sustentável. Entre as sugestões, está a inclusão de padrões de consumo e produção sustentáveis, bem como de áreas prioritárias, como oceanos, segurança alimentar e agricultura sustentável, energia sustentável para todos,  acesso à água, cidades sustentáveis, empregos verdes e trabalho decente, inclusão social e redução de riscos de desastres.

A ampla participação pública na tomada de decisões é apresentada no documento como pré-requisito fundamental para a concretização do desenvolvimento sustentável, além da importância de engajar todos os membros da sociedade civil, agregando os seus conhecimentos específicos e práticos em políticas locais e nacionais.

Mobilização

Desde 2010, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) vem realizando uma série de debates sobre desenvolvimento sustentável, mobilizando diversas organizações da sociedade civil e de conselhos e instituições similares. A partir dessas discussões, foram enviadas contribuições ao Ministério das Relações Exteriores, para subsidiar a confecção do documento brasileiro enviado à ONU. Além disso, essa articulação resultou no Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável, firmado entre 72 instituições e o conselho.

Até a conferência, o conselho, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promoverá uma série de diálogos sociais, com o intuito de debater assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e de mobilizar a sociedade civil para os eventos paralelos à conferência, chamados de “Diálogos sobre Sustentabilidade”.

 

Fonte:
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

 



12/01/2012 20:19


Artigos Relacionados


4ª Conferência do Meio Ambiente vota documento final

Jovens encerram conferência com entrega de documento que ensina cuidar do planeta

Ipea divulga documento com perspectivas da economia

Paim divulga documento encaminhado ao líder do PT

Sibá divulga documento dos Povos da Floresta

PMDB divulga documento da Convenção Nacional