Onze empresas se inscreveram para participar da primeira rodada do Pré-Sal



A lista com as 11 empresas que pagaram taxa de participação para a 1ª Rodada do Pré-Sal, referente ao Campo de Libra, na Bacia de Santos, foi apresentada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A rodada será realizada em 21 de outubro. 

A Petrobras será a operadora única do pré-sal, pelo sistema de partilha, e terá direito a 30% do Campo de Libra.

Dessas 11 empresas, sete estão entre as que têm maior valor de mercado no mundo. Essas empresas ainda terão que passar por um processo de habilitação para participar da licitação.

A área a ser licitada tem cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados. O volume de petróleo recuperável deverá oscilar entre oito bilhões e 12 bilhões de barris. Segundo o edital, os ganhadores da licitação deverão desenvolver as atividades de exploração de petróleo por quatro anos, prazo que poderá ser estendido, como prevê o contrato de partilha de produção.

As empresas que pagaram a taxa de participação são: Cnooc International Limited (China); China National Petroleum Corporation (CNPC) (China);  Ecopetrol (Colômbia); Mitsui & CO (Japão); ONGC Videsh (Índia);  Petrogal (Portugal); Petrobras (Brasil);  Petronas (Malásia); Repsol/Sinopec (Hispano-Chinesa);  Shell (Anglo-Holandesa); Total (Francesa).

Reservas do Pré-Sal

As estimativas de reservas totais para o Pré-sal brasileiro indicam potencial de 70 a 100 bilhões de barris de óleo equivalente – boe (somatório de petróleo e gás natural), mas o caminho para a exploração de toda essa riqueza ainda está em estágio inicial. Para imaginar a grandeza deste potencial, basta verificar que as reservas brasileiras provadas de petróleo e gás natural atingiram, em 31 de dezembro de 2011, a marca de 17,94 bilhões de boe.

As reservas conhecidas de petróleo da Petrobras atingiram 15,73 bilhões de boe em 2012. Com isso, a participação do Pré-sal na produção de petróleo, considerando os contratos de concessão e cessão onerosa, passará dos atuais 11% para  31% em 2016 e para  47% em 2020, de acordo com o Plano de Negócios 2012-2016. 

Hoje, são utilizadas 15 sondas de perfuração equipadas para trabalhar em lâmina d’água (LDA) acima de 2 mil metros de profundidade. Em 2020, esse número chegará a 65. Atualmente, são disponibilizados 287 barcos de apoio. O objetivo da Empresa é atingir 568 barcos em 2020.

Fontes:

Agência Nacional do Petróleo



20/09/2013 18:01


Artigos Relacionados


Mais de 260 municípios se inscreveram para participar do projeto Cidades digitais

Onze universidades federais manifestaram interesse em participar do Sisu

Primeira rodada do Brasileirão começa dia 19 de abril

Comissões debatem primeira rodada de leilões do pré-sal

Termina primeira rodada de discussões sobre prorrogação da CPMF

Termina primeira rodada de discussões sobre prorrogação da CPMF