Operação ambiental combate desmatamento na Amazônia



A Operação Onda Verde atua em pontos estratégicos para coibir a ação dos infratores e responsáveis por crimes ambientais

Para coibir o desmatamento ilegal na Amazônia, principalmente em áreas que já foram apontadas como críticas pelas ações de monitoramento, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza a Operação Onda Verde, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional de Segurança Pública e a Polícia Federal.

A operação começou em janeiro e segue até o dia 31 de dezembro, ininterruptamente (24 horas por dia, 7 dias por semana). Para combater o desmatamento, a operação conta com veículos adaptados ao solo amazônico e equipe de peritos no sensoriamento remoto, que decodifica as imagens que chegam dos satélites e aponta os alvos a serem vistoriados, garantindo mais rapidez às operações. O Arroz, o milho e a soja apreendidos em plantações ilegais são repassados para prefeituras, Funai e outras instituições.

De acordo com o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Meneses Evaristo, desde janeiro deste ano, as ações conseguiram retirar de circulação 20 mil metros cúbicos de madeira de alto valor, oito balsas, 10 mil metros cúbicos de madeira serralha, aproximadamente 100 tratores e quase 200 motosserras. Também foram aplicadas multas de mais de R$ 24 milhões.