Operação combate fraudes em benefícios previdenciários



A Polícia Federal, numa força-tarefa previdenciária integrada pelo Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou nesta terça-feira (4) a operação Quatipuru, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude em benefícios previdenciários, na cidade de Capanema, no Pará, que gerou um prejuízo já identificado de cerca de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos com benefícios indevidos.

Cerca de 40 policiais federais e oito servidores da Previdência Social cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará.

O esquema envolvia sete servidores da Agência da Previdência Social da cidade, e um intermediário. A fraude consistia na reabertura de processos de habilitação em benefícios previdenciários, anteriormente indeferidos, por não comprovação de efetivo exercício de atividade rural. Eles eram reabertos e concedidos por Revisão Administrativa, porém sem o registro que comprovassem efetivamente o exercício da atividade rural.

A fraude também consistia na concessão de salário maternidade para supostas trabalhadoras rurais com apresentação de certidões de nascimento falsas.

O prejuízo, inicialmente identificado, aproxima-se de R$ 1,4 milhão, resultado da amostragem procedida em setenta e oito benefícios. Os envolvidos deverão ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos nos sistemas previdenciários, falsificação de documentos e quadrilha.

O nome da operação faz alusão ao antigo nome que possuía a região de Capanema, na região nordeste do Pará.

Fonte:
Polícia Federal



04/02/2014 15:52


Artigos Relacionados


PF realiza operação para combater fraudes em benefícios previdenciários

Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios do INSS

Operação Aquário combate crimes previdenciários em Pernambuco

Operação Maternidade combate fraudes no INSS em São Paulo

Operação combate fraudes no fundos de pensão municipais

Operação Cone combate fraudes na importação de eletroeletrônicos