Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios do INSS



A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça (8), no Rio de Janeiro, a Operação Ghost, que investiga possíveis ilegalidades no requerimento e na concessão de benefícios assistenciais e previdenciários, sobretudo em pensões por morte.

Estão envolvidos no esquema intermediários e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que usavam dados de pessoas que morreram ou beneficiários fantasmas. Foram expedidos 13 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão. Cerca de 100 policiais participam da ação.

De acordo com a PF, a operação conseguiu desarticular uma organização criminosa que atuava em uma funerária, que criava segurados fictícios e relações de dependência econômica inexistentes. O grupo fazia o requerimento e sacava benefícios previdenciários e assistenciais fraudados, geralmente após a morte de um segurado do INSS que não deixou dependentes econômicos. As irregularidades envolviam também empréstimos consignados.

A fraude vinha sendo cometida desde o final da década de 90, com estimativa de prejuízos de R$ 1 milhão aos cofres da Previdência Social. Os envolvidos no esquema são suspeitos dos crimes de estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informação e formação de quadrilha.

Fonte:
Agência Brasil


Saiba mais sobre benefícios previdenciários no Portal Brasil.

 



09/06/2010 14:55


Artigos Relacionados


Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na Caixa Econômica

Lúcia Vânia elogia operação da Polícia Federal contra fraudes em certificados de filantropia

Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de fraudar o INSS

Mozarildo comenta operação da Polícia Federal que confirmaria fraudes em Roraima

Operação combate fraudes em benefícios previdenciários

Polícia Federal deflagra operação contra estelionato e lavagem de dinheiro