Operação desarticula esquema de desvio de recursos públicos no Ceará



A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (31) cerca de 13 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão no interior do Ceará. A Operação Província 2,  esta sendo realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e  o Ministério Público do Estado do Ceará. O objetivo é desarticular um esquema de desvio de verbas públicas, principalmente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no município de Ibiapina, localizado a 300 quilômetros de Fortaleza.

Ao todo, sete servidores da CGU, seis promotores de Justiça e 77 policiais federais participam da ação. De acordo com as investigações, diversos processos licitatórios realizados pela prefeitura de Ibiapina entre 2009 e 2011 foram fraudados. Empresas-fantasmas eram convidadas a participar dos certames de modo a simular competição. A maioria das licitações em que a quadrilha atuava era destinada à locação de veículos. O montante dos contratos fiscalizados supera R$ 30 milhões.

Além de expedir mandados de prisão e de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas, a Justiça determinou o bloqueio de bens das pessoas e de empresas envolvidas, além da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico dos investigados.


Fonte:
Agência Brasil



31/08/2011 16:13


Artigos Relacionados


Operação da FP combate desvio de recursos públicos no Ceará

Operação combate desvio de recursos públicos no Ministério do Turismo

PF lança operação contra desvio de recursos públicos em Itaúna (MG)

Operação El Niño combate o desvio de recursos públicos em Barra Velha (SC)

Operação Piloto desarticula esquema internacional de tráfico de drogas

Operação desarticula esquema de importações fraudulentas e sonegação fiscal