Operação desarticula esquema de importações fraudulentas e sonegação fiscal



A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal desencadearam nesta terça-feira (7) a operação Ararat, desarticulando uma organização voltada para a prática de fraudes no comércio exterior. O esquema tinha ênfase na interposição fraudulenta de empresas e no subfaturamento na importação de diversos tipos de equipamentos, sobretudo eletrônicos. 

Segundo a Receita, estima-se que o grupo de empresas investigadas opere com uma margem de subfaturamento na importação de cerca de 80% e que o volume de tributos sonegados na importação e no mercado interno atinja R$ 10 milhões. 

As investigações apontaram que o mentor da fraude seria um despachante aduaneiro, que utilizando o esquema, reduzia drasticamente o pagamento dos impostos incidentes sobre a importação e sobre as vendas no mercado interno. As empresas que participavam do esquema concorriam de forma desleal com importadores e comerciantes que operam dentro da lei. 

Participam da operação 40 servidores da Receita Federal e 57 policiais federais, cumprindo dez mandados de busca e apreensão. As ações concentram-se em empresas situadas no Espírito Santo e São Paulo. 

 

Fonte:
Receita Federal



07/12/2010 15:33


Artigos Relacionados


Receita, PF e MPF desarticulam esquema de importações fraudulentas da China

Polícia Federal desmonta esquema de sonegação fiscal nos portos do Rio de Janeiro

Operação Piloto desarticula esquema internacional de tráfico de drogas

Operação desarticula esquema de desvio de recursos públicos no Ceará

Fazenda deflagra operação contra sonegação fiscal

Operação conjunta do MP e receitas estaduais constata R$ 1,5 bilhão de sonegação fiscal