Operação descobre irregularidades em contratos do Dnit em Pernambuco



A Polícia Federal em Pernambuco, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB),  deflagaram nesta quarta-feira (23) a “Operação Casa 101”, para apurar denúncias de desvio de verbas públicas, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

As investigações policiais, embasadas em relatórios de auditoria da CGU, apontaram irregularidades recorrentes nas obras e serviços públicos. Além disso, a fiscalização de praticamente todos os contratos celebrados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e as construtoras vencedoras das licitações no âmbito do Recife e região metropolitana eram de responsabilidade de um só servidor. O valor total dos contratos investigados é de mais de R$ 370 milhões. Só em um dos contratos, o prejuízo real ao erário foi avaliado – a preços de 2005 – em R$ 67,1 milhões.

A troca de favores entre empresas e fiscalização também foi identificada, ao ponto de empresas contratadas para a execução de obras e serviços públicos fornecerem mão-de-obra e material de construção para edificação de casa residencial de servidor do Dnit.

Participaram da operação 60 policiais federais, além de analistas de finanças e controle da CGU e auditores fiscais da RFB, para cumprimento de sete mandados de busca, inclusive em setores do Dnit, e de seis conduções coercitivas. Todas as medidas judiciais foram deferidas com a manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF), que acompanha, desde o início, a investigação.

 

Fonte:
CGU



24/11/2011 20:40


Artigos Relacionados


PF descobre irregularidades em exames da OAB

Operação descobre fraude em transportadora de leite no RS

Pagot nega irregularidades no Dnit

TCU aponta redução de irregularidades em obras do Dnit

TCU diz que 34% das obras do Dnit apresentam indícios de irregularidades

Representante do TCU aponta persistência em irregularidades nas obras do DNIT